Sistema FAEP/SENAR-PR

No Brasil, não há setor mais inovador que o agronegócio

Opinião é do professor da Unicamp Antonio Marcio Buainain, que faz um panorama da atividade, mostra os desafios e aponta para onde caminha a agropecuária

Quando se formou, há quatro décadas, Antonio Marcio Buainain começou uma trajetória de dedicação ao estudo da economia rural. De lá para cá, acompanhou uma verdadeira revolução na cadeia produtiva de alimentos pelos brasileiros. E ele garante: hoje, não há setor mais inovador do que o agronegócio no Brasil. Nesta entrevista exclusiva ao Boletim Informativo, Buainai sinaliza a rota que está sendo seguida pelo setor e aponta alguns dos maiores desafios a serem enfrentados.

Antonio Marcio Buainai é doutor em ciência econômica, docente do Núcleo de Economia Agrícola e Ambiental da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). É graduado em Direito, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), e em Ciências Econômicas, pela Faculdade de Ciências Políticas e Econômicas (FCPERJ), também da capital carioca. Sempre na área econômica, é especialista, pela Universidade de Londres Birckbek College; mestre, pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); e doutor pela Unicamp.

BI: Para onde caminha o agronegócio?

AMB: O agronegócio brasileiro é um dos poucos setores da nossa economia que está caminhando no sentido do futuro. Ele está alinhado com as transformações que estão ocorrendo no mundo com as exigências que já estão no mercado. O agronegócio tem investido cada vez mais em aumentos de eficiência, em aumento de sustentabilidade ambiental e social e em atender às demandas dos vários mercados, tanto interno quanto externo. Muita gente ainda tem a visão de que o campo é um lugar atrasado e sem inovação.

Pensar assim é um equívoco?

Esse é um mito em relação ao produtor brasileiro. A imagem corresponde a uma situação que, de fato, era verdadeira no passado, mas que não tem mais nada com a realidade do momento e muito menos em uma projeção de futuro. O agricultor brasileiro é, apesar de todas as dificuldades, um grande inovador. Se ele não fosse inovador, não teríamos as conquistas que hoje temos graças ao agronegócio.

Leia a entrevista completa aqui.

Carlos Filho

Jornalista do Sistema FAEP/SENAR-PR. Desde 2010 trabalha na cobertura do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial). Atualmente integra a equipe de Comunicação do Sistema FAEP/SENAR-PR na produção da revista Boletim Informativo, programas de rádio, vídeos, atualização das redes sociais e demais demandas do setor.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio