Logotipo Sistema FAEP

Data da Publicação: 29/05/2017 - 17h01
Postado em Destaques, Faep, Tecnologia

29/05/2017 17h01 - Postado em Destaques, Faep, Tecnologia

Meta ambiciosa alavanca fontes alternativas na Áustria

País da Europa planeja atingir a autossuficiência no fornecimento energético por meio de energia renovável até 2030

Diante da realidade mundial de dependência extrema do petróleo como fonte de energia, a Áustria aparece como um ponto fora da curva. O país europeu projeta alcançar 95% da matriz energética por meio de fontes alternativas até 2030, segundo a Energy Academy, agência estatal responsável pelo setor. Atualmente, 35% da produção de energia na Áustria têm suprimento em formas renováveis, sendo 16% de biomassa, 14% de aproveitamento hídrico e 5% de solar.

Essa informação abriu o roteiro da viagem técnica pela Áustria organizada pelo Sistema FAEP/SENAR-PR. Após dias analisando sistemas na Alemanha, os 35 integrantes, entre produtores, presidentes e delegados de sindicatos rurais, técnicos da entidade e de empresas parceiras percorreram o país que é líder na Europa neste segmento para conhecer projetos que permitam atingir a meta dentro do prazo estipulado.

O desafio austríaco é enorme. Porém, pelos exemplos que a delegação do Paraná conheceu, não impossível. “Estamos trabalhando para promover o desenvolvimento do mercado. As ações se concentram no crescimento econômico por meio do desenvolvimento de tecnologias e não pelo aumento do consumo energético das cidades”, destaca Martin Schwarzimüller, da Energy Academy. Anualmente, 530 milhões de euros são investidos pelas indústrias de biomassa, gerando mais de 4,5 mil empregos no setor.

Clique aqui para ler a matéria completa

Título da Postagem: Meta ambiciosa alavanca fontes alternativas na Áustria

imprensa@faep.com.br