Sistema FAEP

Medidas de socorro ao leite | Campo & Cia #193

Sistema FAEP/SENAR-PR tem participado de ações para mitigar os efeitos da crise dos lácteos. Quem detalha o assunto é Ronei Volpi, presidente da Comissão Técnica de Bovinocultura de Leite, convidado do programa de hoje

O setor lácteo tem vivido uma crise sem precedentes nos últimos anos. Para ajudar a mitigar os efeitos da crise, o Sistema FAEP/SENAR-PR tem se engajado em uma série de ações de socorro ao leite. Uma delas é o ato “O Paraná grita pelo leite”, que teve duas edições no mês de abril, em Londrina e em Francisco Beltrão. Além disso, neste dia 6 de maio, ocorre uma audiência pública, na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) com o tema “Desafios e Soluções para o Setor Leiteiro no Paraná”.

Ouça e/ou baixe o episódio completo no player a seguir:

O tema é detalhado pelo convidado do Campo & Cia dessa semana, o presidente da Comissão Técnica de Bovinocultura de Leite da FAEP, Ronei Volpi. “O slogan no qual os estados gritam pelo leite é um esforço muito grande do setor lácteos para reivindicar aos governos em que se pressione para a tomada de medidas que mitiguem a crise vivida pelos produtores de leite”, disse Volpi.

O especialista em lácteos ressaltou que a cadeia produtiva dos lácteos gera milhões de empregos e envolve produtores de leite em praticamente todos os municípios paranaenses, que estão passando por uma das piores crises do setor da história, o que exige medidas de socorro ao leite. “Não é uma questão de ineficiência dos produtores na maior parte dos casos, mas da impossibilidade de ter custos de produção que sejam compatíveis com os demais produtores do Mercosul, em especial a Argentina e o Uruguai”, apontou Volpi.

Atualização de rebanhos

O programa também traz um aviso aos pecuaristas do Paraná, que precisam atualizar seus rebanhos (de abelhas a bovinos) junto à Agência de Defesa Agropecuária (Adapar). O cadastro é obrigatório para os produtores rurais que tenham animais de produção, de qualquer espécie (de abelhas a bovinos). Quem não cumprir com o trâmite até 30 de junho fica impedido de obter a Guia de Trânsito Animal (GTA). A atualização de rebanhos pode ser feita pelo aplicativo “Paraná Agro” (disponível para Android e iPhone), pelo site da Adapar, nas unidades de atendimento da Adapar e nos sindicatos rurais.

Antonio Senkovski

Repórter e produtor de conteúdo multimídia. Desde 2016, atua como setorista do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial) em veículos de comunicação. Atualmente, faz parte a equipe de Comunicação Social do Sistema FAEP. Entre as principais funções desempenhadas estão a elaboração de reportagens para a revista Boletim Informativo; a apresentação de programas de rádio, podcasts, vídeos e lives; a criação de campanhas institucionais multimídia; e assessoria de imprensa.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio