Sistema FAEP

Maurício Antônio Lopes é nomeado presidente da Embrapa

A presidente Dilma Rousseff nomeou o engenheiro agrônomo Maurício Antônio Lopes para exercer o cargo de presidente da Embrapa, segundo decreto publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira (10/10). Lopes ocupava o cargo de diretor-executivo de Pesquisa e Desenvolvimento da estatal e substituirá Pedro Arraes, que pediu demissão do cargo no início do mês, alegando insatisfação com o fato de o conselho de administração da empresa ter apontado erros nos procedimentos de criação da Embrapa Internacional.

Em despacho publicado na última sexta-feira (05) no Diário Oficial, o ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho, determinou o afastamento temporário de Arraes da presidência da Embrapa e a exoneração de Francisco Basílio Freitas de Souza do cargo de chefe da Secretaria de Relações Internacionais da empresa. No ato, o ministro ainda determinou a constituição de Comissão de Sindicância para analisar a constituição da Embrapa Internacional, diante da "constatação de que houve descumprimento de preceitos legais e estatutários na criação da empresa".

Experiência

Pesquisador da Embrapa desde 1989, Lopes ocupava o cargo de diretor-executivo de Pesquisa e Desenvolvimento da empresa. Também atuou como pesquisador em genética e melhoramento de plantas, líder do programa de melhoramento de milho e chefe de Pesquisa & Desenvolvimento da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas/MG); gestor do Núcleo Temático de Recursos Genéticos, chefe de Pesquisa & Desenvolvimento e articulador internacional da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (Brasília-DF); chefe do Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa (Brasília-DF); coordenador responsável pela implantação do Labex Coreia, programa de cooperação internacional da Embrapa na Ásia, em Suwon, República da Coreia; além de membro do Conselho Científico da Fundação Agropolis, Montpellier, França.

Mineiro de Bom Despacho (MG), Maurício Antônio Lopes é formado pela Universidade Federal de Viçosa/MG, tem mestrado em Genética pela Purdue University (EUA), doutorado em Genética Molecular pela University of Arizona (EUA) e pós-doutorado pelo Departamento de Agricultura da FAO-ONU (Roma-Itália). Atuou como pesquisador da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais, como gerente de agricultura da Kieppe Agropecuária/BA e como gerente de território da Purina Alimentos Ltda – RJ.

Fonte: Globo Rural Online – 10/10/2012

DETI

O Departamento de Tecnologia da Informação (Deti) do Sistema FAEP/SENAR-PR, formado por profissionais da área, é responsável pela gestão tecnológica do portal da entidade, desde o design, primando pela experiência do usuário, até suas funcionalidades para navegabilidade.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio