Sistema FAEP/SENAR-PR

Mapa nomeia interventor técnico para a superintendência do Paraná

Alexandre Orio Bastos foi designado para o cargo de substituto do superintendente

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) nomeou, nesta sexta-feira (31), o funcionário de carreira que exercerá o cargo de interventor na superintendência de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Paraná. Alexandre Orio Bastos foi designado para o cargo de substituto do superintendente mas, segundo o ministério, vai ocupar o cargo de superintendente.

O ministério exonerou os superintendentes de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Paraná, Gil Bueno de Magalhães, e de Goiás, Júlio Cesar Carneiro. Ambos são investigados na Operação Carne Fraca, da Polícia Federal, suspeitos de envolvimento em irregularidades.

O ministro da Agricultura, Blairo Maggi, já havia anunciado que as duas superintendências passariam por uma intervenção e, posteriormente, seriam chefiadas por funcionários de carreira da pasta.

Multa maior e cassação de registro

Nesta semana, o governo anunciou mudanças no Regulamento de Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal (RIISPOA). Elas vão permitir, por exemplo, a cassação do registro de frigoríficos que cometerem três infrações classificadas como gravíssimas no período de um ano.
O ministro Blairo Maggi informou que o regulamento anterior não previa a cassação do registro, o chamado SIF.

“Eles [frigoríficos] só podiam ser interditados, mas não havia perda do SIF”, afirmou o ministro. Sem o registro, o frigorífico não pode vender a carne produzida, dentro do Brasil ou no exterior.

Fonte: G1

Carlos Filho

Jornalista do Sistema FAEP/SENAR-PR. Desde 2010 trabalha na cobertura do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial). Atualmente integra a equipe de Comunicação do Sistema FAEP/SENAR-PR na produção da revista Boletim Informativo, programas de rádio, vídeos, atualização das redes sociais e demais demandas do setor.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio