Sistema FAEP/SENAR-PR

Logística: armazém em casa

O gargalo da armazenagem de grãos no Paraná chegou a 30% da safra 2012/13. O Estado tem potencial para produzir 37 milhões de toneladas, mas só consegue armazenar 27 milhões. Sobram 10 milhões de toneladas desprotegidas. Contando a necessidade de segregar os grãos, esse déficit é ainda maior.

Para dar mais condições aos produtores do Estado para estocar sua produção de forma adequada e não sofrer a pressão de atravessadores, a Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP) apresentou na ao governador Beto Richa e ao secretário de Estado da Agricultura, Norberto Ortigara, um estudo de viabilidade econômica e financeira sobre a implantação de sistemas de armazenagem em pequenas e médias propriedades rurais.

No Paraná, um pequeno número de produtores possui silos de armazenagem em suas fazendas. A maioria dos produtores de grande porte possuem equipamentos com capacidade para estocar mais de 10.000 sacas. No entanto, a maior parte dos estabelecimentos rurais do Estado é de pequeno e médio porte, com colheitas de 3.000 a 5.000 sacas por safra. Portanto  teriam dificuldade de arcar com o alto investimento de um silo destas dimensões em suas propriedades.

O estudo, elaborado pelo Departamento Técnico e Econômico da FAEP, coloca na ponta do lápis as vantagens e riscos de instalar um silo de armazenamento de pequeno ou médio porte dentro da propriedade rural.  Também aponta quais medidas deveriam ser encampadas pelos governos federal e estadual a fim de tornar a aquisição destes equipamentos mais viável e segura para os produtores paranaenses.

Saiba mais:

http://issuu.com/sistemafaep/docs/bi_1233


/* Style Definitions */ table.MsoNormalTable{mso-style-name:”Tabela normal”;mso-tstyle-rowband-size:0;mso-tstyle-colband-size:0;mso-style-noshow:yes;mso-style-priority:99;mso-style-parent:””;mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt;mso-para-margin-top:0cm;mso-para-margin-right:0cm;mso-para-margin-bottom:10.0pt;mso-para-margin-left:0cm;line-height:115%;mso-pagination:widow-orphan;font-size:11.0pt;font-family:”Calibri”,”sans-serif”;mso-ascii-font-family:Calibri;mso-ascii-theme-font:minor-latin;mso-hansi-font-family:Calibri;mso-hansi-theme-font:minor-latin;mso-fareast-language:EN-US;}
Fonte: Sistema FAEP

DETI

O Departamento de Tecnologia da Informação (Deti) do Sistema FAEP/SENAR-PR, formado por profissionais da área, é responsável pela gestão tecnológica do portal da entidade, desde o design, primando pela experiência do usuário, até suas funcionalidades para navegabilidade.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio