Sistema FAEP/SENAR-PR

Líder na produção, Paraná colhe safra de feijão e planta a de trigo

Aumentam a produtividade da lavoura e a qualidade dos grãos em 2015. Produção de trigo deve ser 7% maior do que a do ano passado

O Paraná é um dos principais produtores de grãos do país e durante todo o ano o trabalho não para no campo. Neste momento, os agricultores estão plantando trigo em uma região e colhendo feijão em outra.

Aos poucos, a safrinha do feijão vai sendo retirada do campo. Em uma propriedade que fica em Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais, três máquinas trabalham sem intervalo. O responsável pela área explica que foram plantados 220 hectares de feijão preto e devem ser colhidas 500 toneladas.

A quantidade é a mesma da última safra, porém dessa vez a qualidade do grão e o preço pago ao produtor estão dentro do esperado. Nesta safra, os produtores de feijão estão recebendo em média R$ 130 pela saca, praticamente o dobro do que foi pago na safra anterior.

O Paraná é o maior produtor de feijão do país e deve colher 409 mil toneladas nesta safra, 85 mil a mais que na safra anterior.
Outra cultura que o estado lidera a produção é o trigo. Nos campos da região oeste do Paraná, o trabalho tem sido intenso. A previsão é otimista: a Secretaria de Agricultura e Abastecimento espera que sejam colhidos três mil quilos de trigo por hectare, chegando a uma safra de quatro milhões de toneladas. Com isso, a produção deste ano deve ser 7% maior do que a do ano passado, mesmo com uma redução de 2% na área de plantio. Essa diminuição foi causada pelos preços em queda.

A propriedade de Paulo Orso, em Cascavel, é um bom exemplo do que tem ocorrido em praticamente todo o estado. Neste ano a área plantada é menor, mas com o investimento feito em tecnologia, a produtividade deve aumentar.

Fonte: Globo Rural

André Amorim

Jornalista desde 2002 com passagem por blog, jornal impresso, revistas, e assessoria política e institucional. Desde 2013 acompanhando de perto o agronegócio paranaense, mais recentemente como host habitual do podcast Boletim no Rádio.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio