Sistema FAEP/SENAR-PR

Levantamento dos custos da avicultura auxilia produtores na tomada de decisões

Técnicos da FAEP visitaram nove municípios que representam das principais regiões produtoras. Trabalho conta com metodologia consagrada e credibilidade nos resultados obtidos

Os avicultores paranaenses necessitam de ferramentas que vão além do manejo tradicional nos aviários. O gerenciamento dos custos da atividade tornou-se indispensável e já faz parte do dia a dia na propriedade do avicultor empresário. As anotações dos gastos são fundamentais para subsidiar análises de viabilidade e identificação dos maiores custos que impactam diretamente na rentabilidade. Quem não sabe quanto gasta, não sabe quanto ganha.

Em abril, a FAEP realizou o levantamento dos custos de produção dos avicultores no Paraná. Com o apoio de consultor especializado, técnicos da FAEP visitaram nove municípios que representam as principais regiões produtoras de frango no Estado. Há oito anos a Federação realiza os levantamentos de custos, com metodologia consagrada e credibilidade nos resultados obtidos.

O estudo contou com a participação de avicultores, representantes de agroindústrias, fornecedores de equipamentos e instituições financeiras, que contribuíram com informações relevantes sobre a realidade da produção de frangos nas regiões. Foram informados dados referentes a indicadores zootécnicos, preços de instalações e equipamentos que compõem a planilha para cálculo dos custos.

O trabalho contemplou 47 diferentes tipos de aviários que representam a moda, ou seja, o padrão mais utilizado de galpão nas regiões pesquisadas. A distribuição dos tipos de aviários está detalhada no mapa 1. Foram avaliados galpões de diferentes dimensões, desde 100x12m até 150x16m, com diferentes níveis tecnológicos aplicados.

Leia matéria completa no Boletim Informativo da FAEP.

Carlos Filho

Jornalista do Sistema FAEP/SENAR-PR. Desde 2010 trabalha na cobertura do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial). Atualmente integra a equipe de Comunicação do Sistema FAEP/SENAR-PR na produção da revista Boletim Informativo, programas de rádio, vídeos, atualização das redes sociais e demais demandas do setor.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio