Sistema FAEP/SENAR-PR

Letra de Crédito do Agronegócio agora pode ser contratada para investimento rural

Taxa será de 12,75% ao ano, a mesma do custeio, conforme determinação do CMN

A partir de agora, os recursos da Letra de Crédito do Agronegócio (LCA) passarão também a contemplar os financiamentos de investimento, além do custeio rural. A normativa foi autorizada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) nesta semana.
As instituições financeiras que operam com o crédito rural devem obrigatoriamente direcionar 14% dos recursos que captarem via LCA para custeio rural a uma taxa de até 12,75% ao ano. Com a resolução, elas poderão direcionar os recursos também para financiamentos de investimento rural, obrigatoriamente com a mesma taxa.
 
PROAGRO – NOVAS TAXAS (ADICIONAL)
 
Em outro voto do CMN, foram ajustadas as normas do Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro) para vedar o enquadramento no Proagro Tradicional de empreendimentos em locais não alcançados pelo Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc), elaborado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). 
As alíquotas básicas do adicional para enquadramento de empreendimento no Proagro, a partir de 1º de janeiro de 2017, serão as seguintes:
a) lavouras irrigadas, inclusive cultivos protegidos: 2%;
b) em empreendimentos em regime de sequeiro:
I – milho (verão) e soja: 4,5%;
II – milho safrinha (2ª safra): 6%;
III – ameixa, maçã, nectarina e pêssego: 6,5%;
IV – cevada e trigo: 6,5%;
V – demais culturas zoneadas: 4%.”

DETI

O Departamento de Tecnologia da Informação (Deti) do Sistema FAEP/SENAR-PR, formado por profissionais da área, é responsável pela gestão tecnológica do portal da entidade, desde o design, primando pela experiência do usuário, até suas funcionalidades para navegabilidade.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio