Sistema FAEP

Leia a edição 1626 da revista Boletim Informativo!

Periódico aborda, na matéria de capa, a ampliação da ATeG, a participação do Sistema FAEP no Show Rural e a criação de um novo índice econômico para o feijão

Já está disponível a edição 1626 do Boletim Informativo, do Sistema FAEP. A matéria de capa detalha a ampliação da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) pelo Sistema FAEP em 2025. A iniciativa teve sua fase-piloto iniciada em 2023, com o objetivo de fornecer atendimento individual e personalizado das propriedades cadastradas, tanto na área técnica quanto na questão gerencial.

Com a metodologia testada e aprovada, o serviço ganha todas as regiões do Estado neste ano, com atuação em nove cadeias produtivas. A reportagem conta a história de produtores que estão tendo as vidas transformadas pela ATeG e também ouviu presidentes de sindicatos rurais que terão agricultores e pecuaristas de seus municípios atendidos nessa nova fase do programa.

A revista também destaca a participação recorde de produtores rurais do Sistema FAEP no Show Rural. O evento é uma das principais feiras de inovação e tecnologia no agronegócio da América Latina e, neste ano, o Sistema FAEP enviou 184 caravanas para o evento, totalizando 8.634 pessoas. Além disso, a entidade anunciou o investimento de R$ 2,9 milhões em equipamentos e infraestrutura para 26 instituições de ensino do Estado em 2025.

Você confere ainda que os agricultores de todo o Brasil agora contam com um indicador de preço para o feijão. Coordenada pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em parceria com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) e apoio do Sistema FAEP, a iniciativa divulga diariamente valores de referência, que busca dar mais transparência e suporte à tomada de decisões no setor.

Outra novidade abordada pelo Boletim Informativo é o Passaporte Equestre, criado a partir da Lei 20.962, cujo projeto foi apresentado pelo deputado estadual Anibelli Neto. Agora, em vez de emitir e recolher a taxa da GTA cada vez que transportar um animal, os pecuaristas com equinos, asininos e muares podem cadastrar todos os animais da propriedade, pagando uma taxa única por ano.

Leia essas e outras matérias da agropecuária do Paraná.

Antonio Senkovski

Repórter e produtor de conteúdo multimídia. Desde 2016, atua como setorista do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial) em veículos de comunicação. Atualmente, faz parte a equipe de Comunicação Social do Sistema FAEP. Entre as principais funções desempenhadas estão a elaboração de reportagens para a revista Boletim Informativo; a apresentação de programas de rádio, podcasts, vídeos e lives; a criação de campanhas institucionais multimídia; e assessoria de imprensa.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio