Sistema FAEP/SENAR-PR

Lavouras de soja têm 14 focos de ferrugem asiática na safra 2018/2019

De acordo com o Consórcio Antiferrugem, doença foi encontrada no Paraná, São Paulo e Santa Catarina

O Consórcio Antiferrugem registra 14 focos de ferrugem asiática da soja em áreas comerciais na safra 2018/2019. Em nota, a Embrapa informa que os focos estão distribuídos por Quilombo (SC), um caso, São Paulo (São Miguel Arcanjo e Itapeva, total de dois casos) e no Paraná (Mariópolis, São Pedro do Iguaçu, Marechal Cândido Rondon (Porto Mendes), Nova Santa Rosa, Nova Cantu, Ubiratã, Juranda, Campo Mourão, Peabiru, São João do Ivaí e Jaguariaíva, 11 casos).

DICAS: confira como lidar com a ferrugem asiática em matéria no Boletim Informativo.

Conforme a Embrapa, desde o primeiro foco, registrado no último dia 31 de outubro, em Porto Mendes (PR), o número de focos vem crescendo rapidamente e em pontos bem distribuídos. De acordo com a pesquisadora Cláudia Godoy, da Embrapa Soja, a maioria das lavouras com ferrugem foi semeada no início de setembro.

“O problema é que as chuvas atrasaram as semeaduras e temos soja em várias fases de desenvolvimento; algumas regiões ainda estão semeando soja. Por isso, é preciso atenção para não perder o controle nessas primeiras áreas, que podem gerar grande quantidade de inóculo para lavouras que ainda estão sendo semeadas”, alerta a pesquisadora. “As chuvas frequentes que favorecem a doença, muitas vezes, impedem a aplicação de fungicidas no momento ideal”, explica Cláudia.

Fonte: Revista Globo Rural.

Antonio Senkovski

Repórter e produtor de conteúdo multimídia. Desde 2016, atua como setorista do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial) em veículos de comunicação. Atualmente, faz parte a equipe de Comunicação Social do Sistema FAEP/SENAR-PR. Entre as principais funções desempenhadas estão a elaboração de reportagens para a revista Boletim Informativo; a apresentação de programas de rádio, podcasts, vídeos e lives; a criação de campanhas institucionais multimídia; e assessoria de imprensa.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio