Sistema FAEP/SENAR-PR

Jantar celebra 50 anos do Sindicato Rural de Centenário do Sul

Entidade coleciona conquistas junto com produtores rurais do município do Norte do Paraná

O Sindicato Rural de Centenário do Sul, no Norte do Paraná, comemorou, no dia 27 de novembro, o seu aniversário de 50 anos de fundação. A entidade, além de representar o município, também abrange as localidades vizinhas de Lupionópolis, Miraselva e Cafeara com suas extensões de base. Para marcar o Jubileu de Ouro, um jantar na sede campestre do Sindicato foi realizado com a presença de quase 200 pessoas. A noite de celebração contou com homenagens a associados e a entrega de uma placa comemorativa pelo Sistema FAEP/SENAR-PR. Três prefeitos municipais e nove sindicatos rurais da região marcaram presença.

A festa contou com a participação de representantes da Federação da Agricultura do Paraná (FAEP). Guerino Guandalini, vice-presidente da instituição, esteve na comemoração e entregou, pessoalmente, a tradicional placa comemorativa que marca as cinco décadas. João Lázaro Pires, coordenador do Departamento Sindical da FAEP, também esteve no jantar e reconheceu durante o evento o empenho das lideranças rurais da região para a efetiva representatividade do campo.

Na ocasião, o presidente do Sindicato Rural de Centenário do Sul, Walter Ferreira Lima, destacou a importância do sindicato rural para o desenvolvimento da agropecuária e, mesmo, para a economia da região. “A comunidade sabe da importância do sindicato, e os produtores também. Isso ficou provado na enorme presença dos associados e demais autoridades na festa, afinal era a comemoração de data importante para uma instituição firme e sólida”, destacou Lima, lembrando que o Sindicato Rural de Centenário do Sul saiu, ao longo destes 50 anos, de uma sala alugada para uma estrutura considerável, com sede própria, centro de evento e reserva financeira para enfrentar eventuais períodos de transição.

A instituição coleciona inúmeras conquistas aos produtores rurais dessas localidades, tanto do ponto de vista de representatividade em bandeiras políticas e econômicas quanto na prestação de serviços diretamente aos agropecuaristas. São cinco décadas de dedicação, que fazem o agronegócio local ser uma das principais molas-motrizes da economia da região. O município é destaque na produção de soja e milho, além de ter também áreas dedicadas à cana-de-açúcar. A pecuária de corte na região ainda é uma atividade que gera divisas importantes para a economia local.

Pouco antes do jantar comemorativo, a entidade realizou uma assembleia para a apreciação de questões importantes, como a prestação de contas do ano. Ao todo, são cerca de 200 associados que participam de forma ativa da agenda sindical. Logo em seguida, começou a cerimônia de homenagens. Houve a entrega de bonés comemorativos aos presentes e de um kit de manicure personalizado às esposas dos associados. Um dos destaques, ainda, foi a entrega de uma placa pelo sindicato rural a um dos seus primeiros associados, o produtor Teruo Enokida, de 80 anos. Por fim, um jantar foi servido aos convidados.

Leia mais notícias sobre o agronegócio no Boletim Informativo.

Antonio Senkovski

Repórter e produtor de conteúdo multimídia. Desde 2016, atua como setorista do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial) em veículos de comunicação. Atualmente, faz parte a equipe de Comunicação Social do Sistema FAEP/SENAR-PR. Entre as principais funções desempenhadas estão a elaboração de reportagens para a revista Boletim Informativo; a apresentação de programas de rádio, podcasts, vídeos e lives; a criação de campanhas institucionais multimídia; e assessoria de imprensa.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio