Sistema FAEP

JAA encoraja projeto de revitalização da produção de hortaliças

Jovem Iara Meurer pretende modernizar a atividade e tornar o sítio autossustentável, além de estruturar uma rede de comercialização

Para alguns, o Programa Jovem Agricultor Aprendiz (JAA) funciona como um instrumento para despertar a vocação rural. Já para outros, o JAA pode ser considerado um “empurrão”, dando a coragem que faltava para aqueles que já nutrem o amor pelo campo, mas que ainda não encontraram o caminho certo para tirar as ideias do papel. Este foi o caso da jovem Iara Meurer, 20 anos, de Nova Esperança do Sudoeste, que participou dos módulos “Preparando Para Gestão” e “Fruticultura” do programa do SENAR-PR.

Iara entrou no JAA com um objetivo em mente: retomar as atividades na estufa de produção de hortaliças na propriedade da família. Mas, no decorrer do curso, o projeto cresceu. Iara idealizou a implantação imediata de mais uma estufa, além de reformas na infraestrutura já existente para tornar o espaço mais eficiente e sustentável.

“Depois que eu comecei o JAA, senti que poderia fazer algo dentro do que gosto e aprender a organizar melhor as coisas. Não tem nada mais gratificante do que fazer o que a gente gosta, pois faz bem feito”, destaca a produtora.

O projeto já saiu do papel. Atualmente, o sítio está com as duas estufas em funcionamento, com produção de hortaliças em sistema hidropônico, como alface, agrião, rúcula, cebolinha e salsinha, e, temporariamente, plantio no solo com rotação de culturas, como tomate cereja e couve. O objetivo de Iara é implantar a produção de morangos na segunda estufa até o início de 2021. Iara também pretende investir no cultivo de cogumelos e na recuperação da Área de Preservação Permanente (APP), com o plantio de espécies nativas.

Além da modernização das estufas, o projeto inclui a construção de uma estrutura para armazenamento dos produtos. “Vamos colocar teto verde para ser um ambiente mais fresco e ecológico e, também, calhas nas laterais tanto das estufas como do quiosque para captar água da chuva e usar em um sistema de irrigação”, elenca a jovem, que deseja tornar o sítio autossustentável em um futuro próximo.

A produção da família Meurer é vendida em formato de mix de saladas, em que as hortaliças são higienizadas, processadas e vendidas em embalagens prontas para o consumo. Os clientes, que já incluem moradores de outros municípios da região, recebem os produtos em casa.

Rede de comercialização

O projeto de Iara também inclui a ampliação dos negócios. Ela pretende criar uma rede de comercialização com os produtores da região. “Eu já tenho parceria com produtores de brócolis, couve-flor e de mel. Então a ideia é que outros agricultores produzam o que eu não produzo, por não ter espaço. Eu quero comprar desse pessoal que produz, processar os alimentos, montar nas embalagens e revender”, explica.

Iara, que também é formada em Gestão do Agronegócio e Gestão Ambiental, já está se planejando para deixar o trabalho na cidade e, a partir de 2021, se dedicar integralmente às estufas do sítio.

A instrutora Nágila Lavorati Cremasco, que acompanhou Iara no JAA, destaca a dedicação da então aluna para dar conta de todas as atividades. “A Iara é uma aluna de extremo destaque. Ela fazia faculdade junto com o JAA e ainda trabalhava fora. Ela quer fazer uma transformação nas estufas. O sonho dela é reformar essa atividade de maneira mais organizada, estruturada e moderna, algo que ela já está conseguindo colocar em prática”, observa Nágila.

A instrutora do JAA também aponta as mudanças pelas quais as turmas passaram durante os 13 anos em que atua no programa. Segundo Nágila, muitos alunos já entram no JAA com o objetivo de dar continuidade aos negócios da família e, principalmente, ficar no campo. “Antes tinha muita evasão do interior, os jovens queriam ir para a cidade. Agora eu percebo que eles têm esse orgulho de ser agricultor, querem suceder os pais”, comenta a instrutora. “O poder das meninas vem crescendo também. Desde cedo estão acompanhando os pais na atividade”, conclui a instrutora do SENAR-PR.

Novo JAA e AAJ em 2021

A partir de 2021, os programas Jovem Agricultor Aprendiz (JAA) e Aprendizagem de Adolescentes e Jovens (AAJ), ambos desenvolvidos pelo SENAR-PR, passarão a contar com novos planos de ensino. Durante o ano de 2020, diversas atualizações foram promovidas para modernizar os conteúdos e abranger também as inovações tecnológicas. Esse processo vai possibilitar um aprendizado que integra os ambientes virtuais aos conteúdos trabalhados presencialmente pelos instrutores. Lembrando que os conteúdos sobre gestão de pessoas continuam em destaque e estão sendo valorizados cada vez mais, em meio a realidade desafiadora vivenciada por todos neste ano.

A atualização está em fase de finalização e validação, com participação de 20 instrutores que estão analisando estratégias de ensino a serem trabalhadas. Muitas destas foram desenvolvidas e aplicadas pelo quadro de instrutores em turmas anteriores do JAA e AAJ, de forma que serão avaliados os resultados alcançados e as estratégias reformuladas, caso necessário, de acordo com os programas.

Os programas receberão novos planos de aula, conforme o padrão dos cursos do SENAR-PR, contendo um portfólio com opções de estratégias de ensino que poderão ser aplicadas de acordo com as especificidades de cada programa. Para que se adequem às novidades, o quadro de instrutores receberá novos treinamentos para o alinhamento metodológico.

Com a atualização, as aulas presenciais de ambos os programas serão mantidas e o ensino passará a ter interações presenciais conciliadas ao uso da tecnologia digital e a algumas características do modelo Educação a Distância (EaD) para realização de atividades. Os conteúdos dos programas também serão verificados conforme a atualização.

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Antonio Senkovski

Repórter e produtor de conteúdo multimídia. Desde 2016, atua como setorista do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial) em veículos de comunicação. Atualmente, faz parte a equipe de Comunicação Social do Sistema FAEP. Entre as principais funções desempenhadas estão a elaboração de reportagens para a revista Boletim Informativo; a apresentação de programas de rádio, podcasts, vídeos e lives; a criação de campanhas institucionais multimídia; e assessoria de imprensa.

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