Sistema FAEP

Já está no ar a edição 1629 da revista Boletim Informativo!

Destaque é a inflação dos alimentos no Brasil, frequentemente atribuída aos produtores rurais. Sistema FAEP esclarece que as causas são complexas e independem da ação do setor produtivo

A edição 1629 da revista do Sistema FAEP está disponível para leitura. A matéria de capa aborda a inflação no Brasil e desmistifica uma questão central: apesar de muitas vezes serem apontados como culpados pela alta nos preços dos alimentos, os produtores rurais não são responsáveis por essa conta. Na verdade, eles são tomadores de preço, ou seja, não têm controle sobre os valores que recebem pela produção.

Para esclarecer o tema, o Boletim Informativo ouviu especialistas da área econômica, que reforçam a necessidade de políticas articuladas em diversas frentes para combater a inflação de forma eficaz. A reportagem também explica que a alta dos preços resulta de uma combinação de fatores, como desequilíbrio entre oferta e demanda, aumento dos custos de produção, flutuação cambial e a própria política econômica do governo federal.

A revista também destaca as cobranças feitas à Copel diante dos recorrentes problemas no fornecimento de energia elétrica no campo. O Sistema FAEP exige providências desde fevereiro de 2024, quando compilou diversas reclamações de sindicatos rurais e enviou um ofício à companhia, ao governo do Paraná e a todos os deputados estaduais, pedindo soluções imediatas. Desde então, a entidade tem intensificado a pressão, participando de reuniões e audiências públicas – sem que medidas eficazes tenham sido apresentadas. Na última reunião, em 28 de janeiro, a empresa se comprometeu a resolver as quedas e oscilações de energia em até seis meses.

Outro destaque desta edição é a participação do Sistema FAEP no lançamento da Agenda Legislativa do Agro 2025, realizado em 26 de março, em Brasília. O documento, elaborado pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) em parceria com as federações estaduais, reúne as principais conquistas do setor agropecuário em 2024 e apresenta 87 propostas em tramitação no Congresso Nacional que podem impactar diretamente os produtores rurais.

Confira ainda a rodada de encontros promovida pela Comissão Estadual de Mulheres da FAEP (CEMF), que percorreu 10 municípios do Paraná para fortalecer a atuação das comissões locais, visitar sindicatos rurais e participar de eventos. As reuniões continuarão ao longo do ano, abrangendo diferentes regiões, de acordo com as demandas identificadas pela CEMF. A expectativa é realizar uma nova rodada a cada dois meses.

Leia essas e outras matérias da agropecuária do Paraná

Boa leitura!

Imprensa

Composto por jornalistas e diagramadores, o Departamento de Comunicação do Sistema FAEP desenvolve a divulgação das ações da entidade. Entre suas tarefas, uma é o relacionamento com a imprensa, incluindo a do setor agropecuário e também os veículos

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio