Sistema FAEP/SENAR-PR

Indústria brasileira de carne bovina terá condições favoráveis em 2016, dizem analistas

Setor deve se beneficiar do equilíbrio entre oferta e demanda de gado, após ajustes feitos pela indústria, câmbio favorável e crescente demanda internacional

A indústria nacional de carne bovina deverá ter um “ótimo 2016”, estimam analistas do BTG Pactual em recente relatório, mencionando a expansão do mercado internacional como um dos fatores que favorecem o setor.

O quarto trimestre de 2015 já foi positivo para os setores de carne bovina das empresas Minerva e Marfrig, segundo os analistas Thiago Duarte e Jose Luis Rizzardo, que estimam resultados positivos para estas companhias no período.

Em 2016, a indústria brasileira de carne bovina poderá se beneficiar de “uma combinação favorável sem precedentes” de equilíbrio entre oferta e demanda de gado, após ajustes feitos pela indústria, câmbio favorável e crescente demanda internacional por carne bovina, com abertura de novos mercados ao produto do país, segundo os analistas.

Líderes da indústria de carne bovina e especialistas de mercado já haviam afirmado no ano passado que esperavam recuperação na oferta de gado no Brasil em 2016. Ao longo de 2015, o setor enfrentou escassez de boi pronto elevando custos da matéria-prima, ao mesmo tempo em que o consumo estava mais fraco, e fechou dezenas de plantas frigoríficas ao redor do país.

Fonte: CarneTec

André Amorim

Jornalista desde 2002 com passagem por blog, jornal impresso, revistas, e assessoria política e institucional. Desde 2013 acompanhando de perto o agronegócio paranaense, mais recentemente como host habitual do podcast Boletim no Rádio.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio