Sistema FAEP

Ideathon tem segunda edição | Campo & Cia #198

Maratona de ideias ocorreu neste dia 8 de junho, em Campo Mourão, com o tema voltado a como produtores podem fazer a gestão dos resíduos da produção agropecuária na propriedade

A segunda edição do Ideathon, a maratona de ideias inovadoras do Sistema FAEP/SENAR-PR, ocorreu neste dia 8 de junho, em Campo Mourão. O evento, realizado dentro da Feira do Agronegócio, Tecnologia e Inovação (Fati), reuniu alunos de colégios agrícolas e de universidades da região, empenhados em encontrar soluções para o tema gestão de resíduos da produção agropecuária na propriedade. Este é o tema do Campo & Cia dessa semana, com participação de Luiz Eliezer Ferreira, do Departamento Técnico e Econômico do Sistema FAEP/SENAR-PR.

Ouça e/ou baixe o episódio completo no player a seguir:

Ao todo, três equipes tiveram seus trabalhos reconhecidos. Segundo Ferreira, foi uma oportunidade de os participantes praticarem a capacidade de pensar em soluções para problemas rurais, enfrentados pelos agropecuaristas dentro da porteira. “Nessa edição, a ideia foi mesclar alunos do ensino médio, colégio agrícola ou convencional, com universitários. Consideramos que essa mistura foi um sucesso, com grandes ideias, que agora podem até virar negócios e beneficiar o setor produtivo agropecuário”, apontou.

As três equipes vencedoras ganharam um smartphone para cada integrante. Além disso, os grupos ganharam um voucher cada para acessar gratuitamente uma mentoria do Sebrae-PR (parceiro da iniciativa). A ideia é que as ideias vencedoras passem por uma espécie de incubação, para avaliar a viabilidade do negócio.

O Ideathon

O Ideathon do Sistema FAEP/SENAR-PR é realizado em parceria com o Sebrae-PR e com a Secretaria de Educação do Estado do Paraná (Seed). Nos próximos meses, novas edições devem ser realizadas.

Grupos vencedores

1º lugar
Amós Bueno Medina – Campo Mourão
Hygor Garcia Coimbra – Manoel Ribas
Pedro Henrique Magnelli Peron – Campo Mourão

Resumo do projeto: a equipe propôs o Biowatt, uma ideia que propõe a destinação correta de dejetos e produção de gás metano. O problema que motivou a equipe são as constantes quedas de energia nas propriedades leiteiras. Assim, a proposta é fazer um tratamento adequado dos excrementos e produzir energia elétrica com um gerador próprio, movido à gás metano.

2º lugar
Daltierry Viana de Lima – Manoel Ribas
Leandro Raphael Vidal Floriano – Manoel Ribas
Vitor Eduardo Alves de Oliveira – Manoel Ribas

Resumo do projeto: o grupo partiu do problema do descarte de dejetos de animais, que gera passivos ambientais, para propor uma solução inovadora. A proposta foi a instalação de um biodigestor, voltado à produção de biometano para uso na propriedade e biofertilizantes. O modelo de negócio seria a venda direta dos produtos, além do estabelecimento de parcerias.

3º lugar
Douglas Borgert Sehnem – Manoel Ribas
Gabriel de Toledo Santos – Manoel Ribas
Rodrigo Marques Dias – Campo Mourão

Resumo do projeto:  a equipe partiu para o reaproveitamento de resíduos a partir da compostagem. Todos os resíduos orgânicos que atualmente são descartados de forma inadequada, gerando prejuízos e desperdício, seria a matéria-prima para gerar lucro aos produtores. Após coletar e fazer a compostagem, o biofertilizante seria comercializado. O público-alvo para venda seriam produtores rurais, produtores de hortifrutis, floricultores e viveiristas.

Antonio Senkovski

Repórter e produtor de conteúdo multimídia. Desde 2016, atua como setorista do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial) em veículos de comunicação. Atualmente, faz parte a equipe de Comunicação Social do Sistema FAEP. Entre as principais funções desempenhadas estão a elaboração de reportagens para a revista Boletim Informativo; a apresentação de programas de rádio, podcasts, vídeos e lives; a criação de campanhas institucionais multimídia; e assessoria de imprensa.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio