Sistema FAEP

Ideathon: metodologia aprovada na Lapa | Campo & Cia #192

Durante um dia, estudantes de sete colégios agrícolas da região da Lapa se debruçaram sobre o tema “Como melhorar a gestão documental da minha propriedade?”. Ouça quais foram as ideias vencedoras

O primeiro Ideathon do Sistema FAEP/SENAR-PR promoveu uma tempestade de ideias na Lapa, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), em 27 de abril. O evento-piloto reuniu 70 estudantes, que dedicaram um dia inteiro para propor soluções relacionadas ao tema “Como melhorar a gestão documental da minha propriedade?”. As três equipes com as melhores ideias foram premiadas, como detalha Luiz Eliezer Ferreira, do Departamento Técnico e Econômico (DTE) do Sistema FAEP/SENAR-PR, convidado do Campo & Cia desta semana.

Ouça e/ou baixe o episódio completo no player a seguir:

O evento teve sucesso de participação, com um dia repleto de oportunidades para a proposição de novas ideias de negócio à agropecuária. “Consideramos que a iniciativa teve uma excelente adesão. A organização funcionou perfeitamente e estamos prontos para promover novas edições, disseminando para outras regiões o potencial para propor soluções e inovações ao agronegócio paranaense”, disse Ferreira.

Os colégios agrícolas participantes foram: Lapa, Palmeira, Cruz Machado, São Mateus do Sul, Rio Negro, Castro e Ponta Grossa. Cada instituição indicou a participação de 10 estudantes, divididos previamente por competências, em workshops que apresentaram aos alunos ferramentas capazes de facilitar o trabalho a ser desenvolvido no dia do Ideathon. “Não foi uma competição entre colégios agrícolas. Cada grupo tinha alunos de diferentes municípios para que, além de desenvolver as ideias, eles pudessem interagir com pessoas de outras realidades”, apontou Ferreira.

O Ideathon

O Ideathon do Sistema FAEP/SENAR-PR é realizado em parceria com o Sebrae-PR e a Secretaria de Educação do Estado do Paraná (Seed). Nos próximos meses, novas edições devem ser realizadas. No dia 8 de junho, por exemplo, já está confirmada a realização de outra etapa do Ideathon em Campo Mourão. Essa, especificamente, será promovida dentro do IV Fórum do Agronegócio, Tecnologia e Inovação (Fati), encontro tradicional do setor na região.

Ideathon do Sistema FAEP/SENAR-PR

Tema: Como melhorar a gestão documental da minha propriedade?

1º lugar (Grupo 10)

– Rayssa Camili Machado (Castro)
– Wesley Jak (Cruz Machado)
– Vitor Guimarães Kampa (Lapa)
– Paola Kalva Machado Palhano (Ponta Grossa)
– Renan Horst (Palmeira)

Resumo do projeto: os integrantes do grupo propuseram a criação de um produto para evitar a pirataria de notas ficais. A ferramenta auxiliaria a identificação de notas piratas, além de contribuir para o combate à essa prática e a verificação de assinatura autêntica. A ideia proposta é oferecer essa solução como uma assinatura anual para produtores e uma taxa diferenciada para cooperativas, conforme o número de cooperados.

2º lugar (Grupo 5)

– Marcella Stéphanie de Lima (Castro)
– Luana Gabrieli Perviznek (Cruz Machado)
– Herik José Mayer (Lapa)
– Kauan dos Santos Wagner (Palmeira)
– Guilherme Padilha Nijo (São Mateus do Sul)

Resumo do projeto: a equipe sugeriu a criação de um aplicativo (app) chamado “Animaldocs”, cujo objetivo é juntar todos os documentos relacionados ao transporte e à sanidade em um só local. A ideia dos estudantes é que a Guia de Trânsito Animal (GTA), o atestado e a carteira de vacinação estejam centralizados no app. Com isso, o produtor ganharia tempo, teria acesso facilitado às informações e haveria uma melhoria no controle pelos órgãos de fiscalização.

3º lugar (Grupo 9)

– Raquel Werner (Castro)
– Tiago Bartmann Kirschner (Cruz Machado)
– Rafaela Zela Mordaski (Lapa)
– Natalia Manosso (Ponta Grossa)
– Maisa Vitória Niejelski (Rio Negro)

Resumo do projeto: nesta iniciativa, a ideia é centralizar a gestão de documentos como Imposto Territorial Rural (ITR) e Nota Fiscal do Produtor (NFP). Com a ferramenta de gestão “Tã na mão”, os integrantes da equipe pretendem levar a facilidade de o próprio produtor rural, sem complicações, conseguir ficar em dia com suas obrigações fiscais. O aplicativo, assim, evitaria endividamento por conta de multas recebidas por atrasos nos pagamentos e complicações pela falta de notas fiscais.

Banca avaliadora

– Alana Knaut – representante da Secretaria Municipal de Agropecuária e Meio Ambiente (Sama) da Lapa
– Rodrigo Pires – representante da Belagrícola
– Leonardo Bruda – produtor rural e integrante do Sindicato Rural da Lapa
– Rafael Tortato – coordenador do Projeto Startup do Sebrae-PR
– Heli Heros Assunção – técnico do Sistema FAEP/SENAR

Mentores

Foram 12, no total, entre professores dos colégios agrícolas, representantes do Sistema FAEP/SENAR e do Sebrae-PR.

Antonio Senkovski

Repórter e produtor de conteúdo multimídia. Desde 2016, atua como setorista do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial) em veículos de comunicação. Atualmente, faz parte a equipe de Comunicação Social do Sistema FAEP. Entre as principais funções desempenhadas estão a elaboração de reportagens para a revista Boletim Informativo; a apresentação de programas de rádio, podcasts, vídeos e lives; a criação de campanhas institucionais multimídia; e assessoria de imprensa.

2 comentários

    • Olá, Rosa! Tudo bem?

      Já para o Ideathon em Campo Mourão, no IV FATI, as inscrições estão abertas também para os Cursos Técnicos. Só esse projeto-piloto que foi exclusivamente para os alunos dos Colégios Agrícolas.

      Agradecemos sua sugestão e estamos à disposição.

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio