Logotipo Sistema FAEP

Data da Publicação: 22/07/2013 - 12h00
Postado em Notícias

22/07/2013 12h00 - Postado em Notícias

Iapar emite “Alerta Geada” para zona oeste da região cafeeira do Paraná

O Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) e o Instituto Simepar informam que, na madrugada desta segunda-feira (22) para terça-feira (23), há previsão de geadas na área oeste da região cafeeira do Paraná – compreendendo a faixa que passa por Xambrê, Umuarama, Altônia, Iporã, Mariluz, Alto Piquiri, Jesuítas e municípios vizinhos. A recomendação aos produtores é […]

O Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) e o Instituto Simepar informam que, na madrugada desta segunda-feira (22) para terça-feira (23), há previsão de geadas na área oeste da região cafeeira do Paraná – compreendendo a faixa que passa por Xambrê, Umuarama, Altônia, Iporã, Mariluz, Alto Piquiri, Jesuítas e municípios vizinhos.

A recomendação aos produtores é fazer imediatamente o "chegamento" de terra no tronco dos cafeeiros com idade entre seis e 24 meses. Essa proteção deve ser mantida até meados de setembro e, depois, retirada com as mãos.

Em lavouras recém-implantadas – até seis meses de campo -, deve-se enterrar as mudas com uma camada de terra, e mantê-las assim até cessar o risco de geada.

Viveiros devem ser protegidos com cobertura (vegetal ou plástico) ou com uso de aquecimento.

Mais informações podem ser obtidas no endereço www.iapar.br ou pelo disque-geada (43) 3391-4500 (o custo é de uma ligação local para telefone fixo).

Amanhã, terça-feira (23), Iapar e Simepar expedirão outro aviso com dados atualizados sobre a situação meteorológica na região cafeeira do estado.

Fonte: Iapar – 22/07/2013

imprensa@faep.com.br