Sistema FAEP/SENAR-PR

Iapar e Simepar encerram edição 2018 do Alerta Geada

Como ocorre todos os anos, o serviço entrou em operação no mês de maio, com previsões diárias de temperatura e do risco de ocorrer geadas na região cafeeira do Estado

O Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) e o Simepar emitiram nesta segunda-feira (17) o último boletim da edição 2018 do Alerta Geada, serviço que objetiva auxiliar os produtores do Estado a decidir, na iminência de ocorrência do fenômeno, sobre a necessidade de adotar técnicas de proteção das lavouras.

A recomendação aos produtores que amontoaram terra no tronco dos cafeeiros é retirar imediatamente a proteção, procedimento que deve ser feito com as mãos para evitar danos às plantas.

Como ocorre todos os anos, o serviço entrou em operação no mês de maio, com previsões diárias de temperatura e do risco de ocorrer geadas na região cafeeira do Estado. O Alerta Geada faz previsões diárias de temperatura e do risco de ocorrência do fenômeno na região cafeeira do Estado.

Inverno ameno

Neste inverno prevaleceram temperaturas amenas na zona cafeeira do Paraná. Nenhum alerta foi emitido no período de funcionamento do serviço. “Diferente do esperado, não houve ingresso de massas de ar polar com potencial para formar geadas que pudessem prejudicar o parque cafeeiro”, explica a meteorologista Ângela Beatriz Costa.

Ainda de acordo com a pesquisadora, o inverno deste ano ficará marcado pelo déficit de chuvas. Na estação meteorológica de Londrina foram registrados 10,8 mm em abril, 23 mm em maio e 31,4 mm em junho, contra uma média histórica de 93,4 mm, 111 mm e 93,6 mm, respectivamente. “Sempre se espera uma quantidade menor de precipitações no inverno, mas este ano o volume foi realmente muito baixo”, conta a pesquisadora.

Informações sobre temperatura e precipitações no período podem ser obtidas no endereço www.iapar.br.

Fonte: Notícias Agrícolas.

Antonio Senkovski

Repórter e produtor de conteúdo multimídia. Desde 2016, atua como setorista do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial) em veículos de comunicação. Atualmente, faz parte a equipe de Comunicação Social do Sistema FAEP/SENAR-PR. Entre as principais funções desempenhadas estão a elaboração de reportagens para a revista Boletim Informativo; a apresentação de programas de rádio, podcasts, vídeos e lives; a criação de campanhas institucionais multimídia; e assessoria de imprensa.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio