Sistema FAEP/SENAR-PR

Hortimais transforma a vida de produtor de São José dos Pinhais

Programa contribuiu para potencializar a produção até chegar ao consumidor

Desde o lançamento em 2009, o programa Hortimais, do SENAR-PR, se propôs a disseminar informações técnicas para que os produtores rurais paranaenses possam produzir mais e melhor, com saúde financeira e qualidade de vida. Essa missão é perseguida à risca nestes nove anos. Por meio do trabalho de capacitação e qualificação, as vidas de centenas de homens e mulheres do campo em todas as regiões do Estado foram transformadas.

Um exemplo recente de como o programa pode fazer diferença vem de São José dos Pinhais, município da Região Metropolitana de Curitiba (RMC). Lá, o administrador de empresas Gabriel Messias Lima, de 30 anos, descobriu na produção de frutas e olerícolas uma nova atividade profissional. Essa transformação se deu há um ano, quando ele recorreu ao Sindicato Rural da cidade em busca de informações sobre como plantar morangos.

Foi lá que tomou conhecimento do programa Hortimais e começou uma guinada que o levou a mudar de atividade. Até então, Messias trabalhava com a distribuição de plantas ornamentais. “Não tinha nenhuma experiência prévia. Já tinha uma chácara da família, mas era mais para lazer”, conta o empreendedor. Ao longo de um ano ele fez diversos cursos do Programa do SENAR-PR. “Primeiro eu fiz o de morango, depois cultivo protegido em estufa, hidroponia e controle de pragas”, conta. Segundo o produtor, a mudança de atividade veio na esteira de um desejo antigo de
trocar a cidade pelo campo.

Leia mais a história do produtor de São José dos Pinhais aqui.

Carlos Filho

Jornalista do Sistema FAEP/SENAR-PR. Desde 2010 trabalha na cobertura do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial). Atualmente integra a equipe de Comunicação do Sistema FAEP/SENAR-PR na produção da revista Boletim Informativo, programas de rádio, vídeos, atualização das redes sociais e demais demandas do setor.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio