Objetivos
Objetivo do curso é despertar a família rural para o planejamento sucessório, considerando as três dimensões:
- Família
- Empresa (negócio)
- Propriedade (patrimônio)
Visando que a família saia do Programa agindo de forma sinérgica no ambiente familiar para implantação de um plano de ação que norteie a sucessão familiar.
Quem pode participar
- Produtores proprietários de imóveis rurais e suas famílias;
- Famílias atendidas por turma: 10 (mínimo) a 12 (máximo);
- Grupos de 20 a 30 participantes por turma;
- De dois a quatro pessoas por família;
- Idade mínima dos herdeiros: 15 anos;
- É obrigatório a participação de duas gerações.
O SENAR-PR desenvolveu o Programa Herdeiros do Campo que tem como objetivo despertar a família produtora rural para a importância do planejamento sucessório nas dimensões: propriedade, família e empresa.
Direcionadas às famílias rurais, as estapas do Programa foram pensadas para envolver gerações em uma missão: a continuidade da empresa rural.
Descrição do Curso
Carga horária
- Diária: 8 horas
- Total: 42 horas
São cinco encontros de oito horas e uma orientação de duas horas por família com intervalo de sete (minimo) e 15 dias (máximo).
Observação: A aulas podem ser ministradas em duas manhãs, duas tardes ou duas noites desde que seguidas. Será necessário apresentar justificativa caso tenha filhos que não possam faltar em aulas da faculdade ou escola.
Conteúdo programático
1 º Encontro: Sucessão e governança na empresa rural. Entender a dimensão do patrimônio e suas implicações incluindo o herdeiro e o possível sucessor. Temas abordados:
- Herdeiros x Sucessores
- Família x Negócio / Empresa
- Aspectos Jurídico do direito Hereditário
- Planejamento Sucessório
- Governança na Empresa Família Rural
2 º Encontro: Visão estratégica da empresa rural. Compreender o negócio da família promovendo um diálogo entre as gerações. Temas abordados:
- Dimensões da Empresa Familiar
- A Evolução da Administração Empresa Rural no Brasil
- Planejamento Estratégico
- Ferramenta de Administração
- Indicadores de Resultados Econômicos
3 º Encontro: A empresa rural e seus cenários. Entender o negócio da família e seus cenários promovendo um diálogo entre as gerações. Temas abordados:
- Especificidades do Setor agropecuário
- Formação dos preços agropecuários
- Gestão dos custos de produção
- Estratégias de Comercialização
- Associativismo
4 º Encontro: Mediação de conflitos e a construção da confiança. Compreender sob a ótica do relacionamento humano o impacto da gestão emocional na empresa familiar
Temas abordados:
- O comportamento humano e a gestão emocional dos negócios
- A importância da atitude ganha-ganha na resolução de conflitos
- O processo decisório e a solução de problemas
- O processo de comunicação e a flexibilidade para acordos
- A construção da confiança
5 º Encontro: O aprendizado e a prática. Fortalecer a compreensão das dimensões para o planejamento sucessório. Temas abordados:
- Reconexão dos assuntos – Trem da aprendizagem
- O jogo “ Fazendo na Fazenda”
- Planejamento Estratégico
- Plano de Ação
Orientação do plano de ação: Orientar a família no plano de ação nas 03 dimensões.
Inscrições
As turmas devem ser negociadas antecipadamente, entre o sindicato cooperado e o SENAR-PR, por meio de seus supervisores regionais e devem preferencialmente estar previstas no Planejamento estratégico municipal (PEM). O CPF dos participantes é documento obrigatório.
Obs.: O registro do evento no sistema de informação será realizado pelo coordenador do programa, por haver vários instrutores.
Mediante disponibilidade de turmas
Sobre o programa
Confira como foi o programa Herdeiros do Campo realizado junto a 11 famílias da cooperativa Agrária, em Guarapuava, na região Centro Sul do Estado. Diante dos resultados, a cooperativa já pensa em formar novas turmas:
O SENAR-PR nasceu na década de 90 com a missão de qualificar a família rural para melhorar sua qualidade de vida. Isso implicou, e implica na capacitação de seu meio profissional e social. Diante dessa nobre missão, a visão do SENAR-PR foi trazer temas importantes e essenciais para vida do produtor. Desde então vem discutindo e atuando de forma indireta sobre a sucessão familiar no meio rural com cursos de gestão, Programa Empreendedor Rural, Jovem Agricultor Aprendiz, Agrinho e Mulher Atual.
Percebendo o cenário econômico a partir da evoluçãda agricultura e do envelhecimento do meio rural, uma empresa do setor demandou ao SENAR-PR no tema Sucessão. Diante do desafio decidimos tratar o assunto de forma mais profunda e iniciamos um processo experimental sobre a Sucessão Familiar. Muito importante esse passo, tanto que o SENAR-PR aprimorou a partir de suas experiências e desenvolveu um programa focado em um público que nunca foi cogitado, pois requer muito da instrutória da instituição e da Família como um todo.
Diante da experiência compartilhada, algumas mudanças foram realizadas e durante os anos de 2015 e 2016, fomos a campo com o Programa Herdeiros do Campo em cinco municípios do Estado com intuito de trabalhar com a Família Rural. Os resultados obtidos com esses grupos trouxeram ao SENAR-PR a real certeza de estarmos no caminho certo para o futuro da famílias rurais do estado do Paraná!
Hoje o Sistema FAEP tem a convicção que a Sucessão Familiar não é o fim, e sim o começo para um futuro promissor! O SENAR-PR nasceu na década de 90 com a missão de qualificar a família rural para melhorar sua qualidade de vida. Isso implicou, e implica na capacitação de seu meio profissional e social. Diante dessa nobre missão, a visão do SENAR-PR foi trazer temas importantes e essenciais para vida do produtor. Desde então vem discutindo e atuando de forma indireta sobre a sucessão familiar no meio rural.