Sistema FAEP/SENAR-PR

Gustavo Loyola realiza palestra sobre a economia brasileira nesta sexta-feira (18), em Foz do Iguaçu

Evento já passou por Guarapuava e Ponta Grossa, onde reuniu mais de 1,5 mil pessoas

“Tenho boas notícias”, foi com esse tom otimista que o ex-presidente do Banco Central e um dos mais respeitados economistas do país, Gustavo Jorge Laboissière Loyola, iniciou a sua palestra para um público de mais de 550 pessoas no auditório do Teatro Marista, em Ponta Grossa, no dia 8 de novembro. Ao longo deste mês, Loyola percorrerá o Paraná com o ciclo de palestras “Perspectivas da economia brasileira”, promovido pela Rádio CBN Londrina, com o apoio do Sistema FAEP/SENAR- -PR. Nesta sexta-feira, dia 18, a palestra acontece em Foz do Iguaçu, no Centro de Eventos Rafain Palace. O primeiro evento reuniu mais de mil pessoas no Pahy – Centro de Eventos em Guarapuava, no dia 7 de novembro.

Em Ponta Grossa, o economista provocou um sentimento de euforia na plateia ao afirmar que o pior já passou. “Diante da atual formação do governo de Michel Temer, após o impeachment da presidente Dilma Rousseff, a economia brasileira vem dando sinais de recuperação. A situação está melhorando”, pontuou. O cenário do mercado internacional, as situações política e econômica nortearam a palestra do ex-presidente do Banco Central.

Os índices de confiança do país sinalizam essa melhora. “O consumidor já está se sentindo mais confiante e, dessa forma, passa a comprar mais”, explicou. Segundo Loyola, os pontos positivos no cenário atual são a capacidade de articulação política do presidente em exercício Michel Temer e de sua equipe econômica. “Nos primeiros passos já percebemos o forte compromisso do atual governo em relação à responsabilidade fiscal. Assim como demonstrou a preocupação com a necessidade de reduzir a inflação e de mudanças no marco regulatório que sejam favoráveis ou atrativas para o setor de investimentos privados.”

O crescimento da economia global tem se mantido pouco acima de 3% e a previsão é de que continue nesse patamar nos próximos anos. “O ritmo é satisfatório, mas tem provocado, de certo modo, uma frustação na expectativa do mercado. Uma série de fatores provocou a queda no crescimento da economia global, entre eles, a retração de investimentos e o consumo nos Estados Unidos”, explicou.

Leia a matéria completa de como foi o evento em Ponto Grossa aqui.

Carlos Filho

Jornalista do Sistema FAEP/SENAR-PR. Desde 2010 trabalha na cobertura do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial). Atualmente integra a equipe de Comunicação do Sistema FAEP/SENAR-PR na produção da revista Boletim Informativo, programas de rádio, vídeos, atualização das redes sociais e demais demandas do setor.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio