Sistema FAEP/SENAR-PR
Grãos: Mercado dispara em Chicago após dados altistas do USDA

Grãos: Mercado dispara em Chicago após dados altistas do USDA

Nesta sexta-feira, os futuros dos grãos dispararam no mercado internacional após a divulgação do relatório do USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) sobre o plantio da safra 2012/13 nos EUA e mais os estoques trimestrais do país. Por volta das 14h35 (horário de Brsília), a soja operava com mais de 50 pontos de alta, o milho, nos dois primeiros vencimentos, registrava limite de alta de 40 pontos e o trigo também subia mais de 40 pontos.

Os números divulgados nesta sexta-feira pelo USDA sobre uma redução na área de soja para  a safra 2012/13 dos EUA está dando forte estímulo aos futuros da oleaginosa na Bolsa de Chicago.

O departamento surpreendeu o mercado ao reportar a redução de 1% em sua estimativa para a ára de soja na safra 2012/13 nos Estados Unidos, enquanto os traders apostavam em um aumento do espaço destinado à oleaginosa.

Caso essa área se confirme, as condições climáticas terão de ser bastante favoráveis para assegurar uma safra cheia. "com a área tão pequena quanto a anunciada, precisaremos de uma primavera e verão quase perfeita aqui nos EUA, para poder abastecer a demanda mundial sem comprometer os estoques para o final de safra aqui.Com a quebra na América do Sul, a pressão está quase toda sobre o mercado norte-americano para suprir a demanda mundial a partir de julho ou agosto deste ano", explicou o analista de mercado Pedro Dejneka, da PHDerivativos, direto de Chicago.

No caso do milho, o foco da alta do mercado ainda são as informações sobre a safra velha, ou seja, o ciclo 2011/12. Os estoques trimestrais foram reduzidos e vieram abaixo das expectativas do mercado, o que estimulos as cotações nesta sexta-feira.

"Os estoques de milho vieram abaixo do esperado e isso forçou o spread entre julho e dezembro para novas altas", disse Dejneka.

Por outro lado, o USDA reportou um expressivo aumento da área de plantio do cereal, o que poderia pressionar o mercado. No entanto, de acordo com analistas, a disparada dos preços da soja em função da redução da área pode ter dado suporte ao mercado do milho.

Trigo – Os futuros do trigo negociados na Bolsa de Chicago seguem os mesmos passos da soja e do milho e também explodem na CBOT. O grão também está refletindo os números altistas do relatório divulgado hoje pelo USDA.

De acordo com o boletim, a estimativa para a área destinada ao trigo sofreu uma redução mais severa do que o esperado pelo mercado e estimulou a forte alta das cotações nesta sexta-feira.

Fonte: Notícias Agrícolas

DETI

O Departamento de Tecnologia da Informação (Deti) do Sistema FAEP/SENAR-PR, formado por profissionais da área, é responsável pela gestão tecnológica do portal da entidade, desde o design, primando pela experiência do usuário, até suas funcionalidades para navegabilidade.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio