Sistema FAEP/SENAR-PR

Governo do Paraná cria rede de pesquisa para beneficiar agronegócio

Universidades, instituições de pesquisa e setor produtivo trabalharão juntos para o desenvolvimento do agronegócio no Paraná. Ouça o aúdio com presidente do Sistema FAEP, Ágide Meneguette

O governador do Paraná, Beto Richa, assinou na última segunda-feira, dia 28, o decreto que cria a Rede Paranaense de Agropesquisa e Formação Aplicada, que vai incentivar a inovação e a pesquisa científica e tecnológica para o agronegócio paranaense.

De acordo com secretário da Agricultura, Norberto Ortigara, a ideia é aproveitar o conhecimento acumulado nas universidades e também das instituições privadas e estaduais para o desenvolvimento da pesquisa no agronegócio. Para o presidente do Sistema FAEP, Ágide Meneguette, a iniciativa vai beneficiar o setor e segue o exemplo do que ocorre em outros países, como no oeste dos Estados Unidos.

A coordenação da rede será exercida em conjunto pelas secretarias da Agricultura e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, a SIT. Os recursos financeiros para bancar os projetos ainda não foram definidos, mas parte virá do Fundo Constitucional de Ciência e Tecnologia e da iniciativa privada. Os volumes serão definidos por um comitê gestor que vai determinar as áreas prioritárias para desenvolvimento do agronegócio. O comitê é composto por integrantes da FAEP, a Organização das Cooperativas do Estado do Paraná, a Ocepar, e pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Paraná, a Fetaep.

Ouça o áudio abaixo

DETI

O Departamento de Tecnologia da Informação (Deti) do Sistema FAEP/SENAR-PR, formado por profissionais da área, é responsável pela gestão tecnológica do portal da entidade, desde o design, primando pela experiência do usuário, até suas funcionalidades para navegabilidade.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio