Sistema FAEP/SENAR-PR

Governo e Federação da Agricultura selam compromissos de apoio mútuo

O secretário da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, e o presidente da Federação da Agricultura do Estado do Paraná Ágide Meneguette, selaram nesta quarta-feira (19) compromissos de apoio mútuo pelo desenvolvimento e modernização da agropecuária paranaense. Meneguete estava acompanhado de membros da diretoria da entidade.

Entre os termos do acordo está a criação da Agência de Defesa Sanitária, que será criada para agilizar os serviços de fiscalização, de prevenção e de combate às doenças que causam prejuízos econômicos à agropecuária do Estado. "Os agricultores estão conscientes de que esse serviço é fundamental para impulsionar os negócios e as exportações e para isso estamos fortalecendo a parceria entre o governo do Estado e iniciativa privada", disse o secretário Ortigara.

Meneguette destacou o apoio da entidade às iniciativas da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento, afirmando que a classe produtora nunca encontrou um ambiente tão propício para trabalhar com o governo do Estado como esse que está iniciando. Para a área sanitária, o dirigente da Faep disse que pretende articular com o setor agroindustrial e as cooperativas apoio para que a tramitação da criação da agência seja acelerada.

Os dirigentes da Faep manifestaram também preocupação com a implementação de tecnologia a serviço da agropecuária, que segundo eles não avançou nos últimos anos e por isso o setor está dependente de tecnologia de empresas multinacionais.

Ortigara destacou que essa também é uma de suas preocupações. Para recuperar o tempo perdido, determinou ao Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), órgão de pesquisa do governo do Estado cuja diretoria foi empossada na semana passada, que crie mecanismos e sistemas para se reinserir em linhas modernas de pesquisa e que faça parcerias com órgãos e instituições de pesquisas que estão avançando nesse processo.

Segundo o presidente da Faep, os agricultores acham muito importante a parceria com o governo, mas eles estão conscientes que o trabalho deles é que faz a economia girar. "O governo auxilia na normatização e na orientação mas efetivamente quem faz o País andar somos nós. Nós é que temos que ser atuantes e trabalhar duro para enfrentar as dificuldades. Mas o governo também é importante e precisamos caminhar juntos", afirmou.

Ortigara antecipou algumas ações que já estão sendo adotadas no governo, entre elas o encaminhamento de projeto de lei para avaliação do governador Beto Richa sobre a criação da Agência de Defesa Sanitária, que irá atuar conforme as exigências do mercado externo, mais moderna e com total recomposição de quadros. O secretário espera que até fevereiro o projeto de lei esteja concluído.

Além da iniciativa privada, Ortigara observou que pretende também construir uma boa parceria com os órgãos do governo federal para definição de uma agenda única no Estado com os ministérios da Agricultura, do Desenvolvimento Agrário e das Cidades. "Não vamos fazer ações paralelas e queremos andar para frente", disse.

Segundo Antonio Poloni, assessor da entidade, a Faep está disposta a dar seu apoio à gestão na Seab não apenas nas horas boas, "mas também nas horas difíceis". Ele lembrou o período que foi secretário de Agricultura (1999-2002) e sabe que em determinados períodos "há limites no cargo", observou. Ortigara colocou ao dirigente da Faep que tem expectativas de um bom resultado à frente da Seab e que para isso optou por priorizar e fortalecer a equipe técnica da secretaria em cargos de comando.

Fonte: Agência Estadual de Notícias  19/01/2010
 

DETI

O Departamento de Tecnologia da Informação (Deti) do Sistema FAEP/SENAR-PR, formado por profissionais da área, é responsável pela gestão tecnológica do portal da entidade, desde o design, primando pela experiência do usuário, até suas funcionalidades para navegabilidade.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio