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Data da Publicação: 06/09/2013 - 12h00
Postado em Notícias

06/09/2013 12h00 - Postado em Notícias

Governo disponibiliza toda a documentação sobre pedágio

O Governo do Paraná reuniu em um mesmo local todas as informações sobre os contratos de pedágios e aditivo, firmados ao longo de 16 anos de concessão. Agora a população poderá acessar livremente as cópias dos contratos originais e também dos termos de ajustes para saber detalhes sobre os seis lotes de concessão do Anel […]

O Governo do Paraná reuniu em um mesmo local todas as informações sobre os contratos de pedágios e aditivo, firmados ao longo de 16 anos de concessão. Agora a população poderá acessar livremente as cópias dos contratos originais e também dos termos de ajustes para saber detalhes sobre os seis lotes de concessão do Anel de Integração. O link está na página da Secretaria de Infraestrutura e Logística

(www.infraestrutura.pr.gov.br), no banner "Saiba mais sobre Pedágio" na barra lateral do site.

O diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PR), Nelson Leal Junior, disse que diante dos pedidos da população foram reunidos em um mesmo local todas as informações sobre as concessões, que antes estavam dispersas no site do DER. "Agora estão agrupados facilitando o acesso a qualquer cidadão, mostrando transparência a respeito das concessões", disse Leal Junior.

Os documentos, que podem ser baixados em arquivos PDF, têm todos os dados referentes ao contrato das concessões. Além dos contratos, há também o aditivo firmado em 2002, que postergaram ou retiraram obras do contrato original. O DER vai colocar ainda neste mês os termos de ajustes administrativos estabelecido após 2002. Estes termos de ajustes também alteraram o projeto original, da mesma forma que o aditivo de 2002.

O contrato de pedágio, firmado em 1997, começou a cobrança em 1998. No mesmo ano, houve redução unilateral pelo Governo do Estado, cuja decisão foi derrubada na justiça em 2000. Em 2002, foi firmado um termo aditivo, retirando obras, que somam mais de 487 quilômetros de duplicações, marginais e terceiras faixas. De 2003 a 2008 aconteceram alguns ajustes administrativos, que retiraram novas obras, como as duplicações entre Foz do Iguaçu e Cascavel e de Guarapuava e Palmeira, além das terceiras faixas entre Guarapuava e Ponta Grossa.

Por causas destas mudanças, há quase 200 ações pendentes na Justiça questionando as alterações de pedágios. Entre as ações, há pedidos de reparações financeiras pelos atrasos em aplicar a reposição inflacionária anual prevista em contrato, no período de 2003 a 2010. A atual gestão conseguiu suspender os processos judiciais, buscando a negociação com as concessionárias.

O Governo do Paraná já conseguiu a retomadas de obras, como as do Contorno de Mandaguari e o de Campo Largo e as duplicações entre Jandaia do Sul e Apucarana, Matelândia a Medianeira. Estão começando as obras na PR 445, entre Londrina e o distrito de Warta, além das duplicações programadas entre Matelândia e o trevo de Ramilândia e o viaduto São Cristovão e a Ferroeste, em Cascavel. Tem também a duplicação da PR 407, em fase final de negociação, e a duplicação da Rodovia do Café, entre Ponta Grossa e Apucarana. Ao todo as estas negociações, que incluíram novas obras e a antecipação de outras, somam R$ 1,2 bilhão.

CPI DO PEDÁGIO – O DER encaminhou nesta quinta-feira (05) aos integrantes da Comissão Parlamentar de Inquérito do Pedágio, da Assembleia Legislativa, 6 caixas e 16 pastas contendo mais de 6 mil documentos com as informações sobre a concessão rodoviária do Estado. Também foram entregues dois DVDs, constando também as medições e tabelas que originaram os contratos.

Contratos do Pedágio

Concessionária Econorte

Concessionária Viapar

Concessionária Rodovia das Cataratas

Concessionária Caminhos do Paraná

Concessionária Rodonorte

Concessionária Ecovia Caminhos do Mar

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