Sistema FAEP/SENAR-PR

Gestação coletiva otimiza produtividade do animal e o manejo da granja

Sistema reúne práticas que visam o bem-estar, conforto, saúde e produtividade do animal

De olho no mercado suíno e preocupado com o bem-estar dos animais, o produtor rural Eduardo Dykstra, de Carambeí, na região dos Campos Gerais, implantou no ano passado o sistema de gestação coletiva para as 750 matrizes da sua granja. Em cada baia, entre quatro e oito fêmeas são alojadas, se alimentam individualmente, por meio de um sistema automatizado, e consomem em torno 2 quilos de ração por dia.

A gestação coletiva de matrizes suínas consiste no alojamento em baias, nas quais as fêmeas têm espaço para exercer atividades durante a maior parte do período de gestação, que duram em média 114 dias. A tecnologia se tornou uma exigência difundida no mundo. Reúne práticas que visam o bem-estar dos suínos, melhoram o conforto, saúde e produtividade do animal, assim como o manejo da granja.

Em vez de serem mantidas em celas (gaiolas) individuais, as matrizes permanecem a maior parte da vida em grupo. Assim, elas se movimentam mais, o que reduz o estresse e melhora o tônus muscular, favorecendo o parto e diminuindo as lesões de articulações, pele, cascos e infecções urinárias.

De acordo com o produtor, a tecnologia foi adotada na sua granja para atender às exigências e recomendações do mercado internacional. “Acredito que quem não se adaptar vai ficar fora desse mercado. Esse sistema oferece uma série de vantagens porque as matrizes ficam menos estressadas e resulta em qualidade da carne, com a redução de perdas econômicas. Por meio da gestação coletiva,consegui aumentar a taxa de prenhez de 90% para 92%”, afirma Dykstra. Ele é um dos 44 suinocultores associados à cooperativa Frísia, ex-Batavo, com sede em Carambeí.

Leia a matéria completa aqui.

Carlos Filho

Jornalista do Sistema FAEP/SENAR-PR. Desde 2010 trabalha na cobertura do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial). Atualmente integra a equipe de Comunicação do Sistema FAEP/SENAR-PR na produção da revista Boletim Informativo, programas de rádio, vídeos, atualização das redes sociais e demais demandas do setor.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio