Sistema FAEP/SENAR-PR

Geada se intensifica no Paraná e avança para área de milho

Fenômeno climático avança em importantes áreas agrícolas, como Cascavel, Castro e Ponta Grossa, o que pode gerar riscos à produção agrícola

Uma massa de ar frio estabeleceu-se e ampliou a previsão de geadas no Paraná, que deverão atingir a maioria das regiões do Estado até o final de semana, com maior intensidade na região Sul, informam previsões atualizadas, nesta quarta-feira (8), pelo Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar).

De acordo com os dados, há possibilidade de que as geadas avancem com intensidade forte em importantes áreas agrícolas na quinta-feira, como Cascavel, Castro e Ponta Grossa, o que pode gerar riscos à produção de milho.

“A massa de ar frio se estabeleceu de vez sobre o continente e a previsão para a formação de geadas se expande para a maioria das regiões paranaenses, excetuando-se o Litoral”, afirmou o Simepar.

Segundo o serviço, “a grande maioria das regiões seguem sujeitas à formação de geadas” também na sexta-feira, enquanto o fim de semana deverá iniciar “com muito frio no Paraná e previsão para a formação de geadas em áreas amplas”.

Segundo o meteorologista Paulo Ricardo Bardou Barbieri, do Simepar, a massa de ar polar que atua no Sul e em parte do Sudeste do país chegou a fazer com que temperaturas negativas fossem registradas nas regiões Centro-Sul e Sul do Paraná na última madrugada.

Na terça-feira, o Simepar projetava geadas moderadas entre o Centro e o Sul e parte do Oeste do Paraná.

O Estado poderá colher 12,8 milhões de toneladas na safrinha de milho, de um total de quase 53 milhões de toneladas previstas para esta safra do cereal em todo o país, segundo estimativa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) divulgada no mês passado.

Fonte: Reuters

Carlos Filho

Jornalista do Sistema FAEP/SENAR-PR. Desde 2010 trabalha na cobertura do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial). Atualmente integra a equipe de Comunicação do Sistema FAEP/SENAR-PR na produção da revista Boletim Informativo, programas de rádio, vídeos, atualização das redes sociais e demais demandas do setor.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio