Sistema FAEP/SENAR-PR

Frio e falta de chuvas preocupam produtores no Paraná

A madrugada de quarta-feira (19) teve temperaturas negativas e ocorrência de geadas em várias regiões do Estado

A quarta-feira (19) amanheceu com bastante frio em todo Paraná. As temperaturas foram negativas em várias regiões e o destaque é a região de São Mateus do Sul, onde os termômetros registraram -5,2°C. Segundo o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), mesmo no norte e no noroeste paranaense os valores de temperatura ficaram baixos, com valores entre 2 e 4°C positivos. As previsões para amanhã são de continuidade do frio e possibilidades de geadas na “metade sul” do Estado, apesar da condição já ser mais favorável à formação de nevoeiros nos Campos Gerais.

Os relatos dos técnicos do escritório do Departamento de Economia Rural (Deral) em Ivaiporã dão conta que a quarta feira amanheceu com céu limpo, sem nuvens, com as lavouras de grande parte dos municípios brancas de geadas.

Segundo eles, os municípios de Pitanga, Cândido de Abreu, Mato Rico, Santa Maria do Oeste, Boa Ventura De São Roque, Arapuã, Ariranha do Ivaí e Manoel Ribas registraram geadas fortes nos últimos dias.

Houve ocorrência de geadas moderadas em Faxinal, Cruzmaltina, Rosário do Ivaí, Rio Branco, Ivaiporã, Lidianópolis e Jardim Alegre. Também ocorreram geadas mais leves em São João do Ivaí, São Pedro do Ivaí, Lunardelli, Godói Moreira e Borrazópolis.

Os técnicos dizem que ainda não é possível avaliar as perdas e que será necessário no mínimo uma semana. “A preocupação dos produtores são imensas em virtude da ausência de chuvas e agora geadas”, dizem eles.

Em relação à colheita de milho de segunda safra, eles comentam que os trabalhos estão em franca atividade. Aproximadamente 40% já estão depositadas nas cooperativas e a produtividade é a maior de todos os tempos, acima de 220 sacas por alqueire ou seja 6.000 kg por hectare.

Em Paranavaí, a manhã de hoje foi de céu limpo, muito frio, aproximadamente 8ºC, boas condições para continuidade da colheita do milho safrinha, que deve intensificar nesta semana, pois a umidade dos grãos, se encontram dentro dos padrões ideais.

Os técnicos do Deral em Paranavaí comentam que as baixas temperaturas ocorridas desta semana, juntamente com os ventos, não afetaram as culturas de milho, feijão, cana e laranja. Os produtores de mandioca que estão preparando o solo para o plantio, se anteciparam e cobriram as ramas, temendo as geadas.

Na região de Ponta Grossa, o dia amanheceu com temperaturas negativas e formação de forte geada em vários municípios, principalmente ao sul (Castro, Ponta Grossa, Ipiranga e outros).

Eles relatam que segundo os registros Fundação ABC foi o dia mais frio do ano, com temperatura mínima absoluta de menos 5,76ºC, registrado em Castro às 6 horas de ontem. A geada ocorrida deve ter afetado parte das olerícolas, principalmente as desprotegidas.

As áreas das culturas de inverno que estão em fase mais adiantada (floração de frutificação), estão localizadas mais ao norte do núcleo regional, onde as temperaturas foram positivas, mas não estão descartadas perdas pontuais.

Na região de Umuarama, houve formação de geada moderada para forte. As primeiras informações é de que afetou o café, mas segundo os técnicos do Deral a intensidade será avaliada com o passar dos dias. Os ventos frios dos últimos dois dias podem ter causado danos aos cafezais. As hortaliças foram atingidas, as temperaturas foram maiores e muitos não acreditaram nesta geada de hoje e não cobriram as plantações. O frio também pode ter atingido as ramas de mandioca que não foram cobertas.

Fonte: Revista Globo Rural.

Antonio Senkovski

Repórter e produtor de conteúdo multimídia. Desde 2016, atua como setorista do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial) em veículos de comunicação. Atualmente, faz parte a equipe de Comunicação Social do Sistema FAEP/SENAR-PR. Entre as principais funções desempenhadas estão a elaboração de reportagens para a revista Boletim Informativo; a apresentação de programas de rádio, podcasts, vídeos e lives; a criação de campanhas institucionais multimídia; e assessoria de imprensa.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio