Sistema FAEP/SENAR-PR

Frio coloca lavoura de trigo do Estado do Paraná em risco

Uma onda de frio prevista para a próxima terça-feira pode afetar lavouras na Região Sul do País, no sul de São Paulo e em Mato Grosso do Sul, com riscos para uma grande extensão de trigo no Paraná, alertaram ontem especialistas. A previsão do tempo indica uma onda de frio acentuado na madrugada do dia 23.

"Esse frio pegará toda a Região Sul, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, além da divisa de São Paulo com o Paraná e áreas do Mato Grosso do Sul", disse à Reuters o meteorologista Celso Oliveira, da Somar Meteorologia.

Estão previstas mínimas de zero a três graus em áreas produtoras do Paraná, disse ele.

No caso de o frio prejudicar a safra desses estados que são os principais produtores brasileiros, isso ocorreria num momento de escassez e preços recordes do cereal no Brasil. O País conta com um aumento de sua produção este ano para reduzir a necessidade de importação do produto. "Existe o risco de geada, porém existem fatores que minimizam, mas não impedem essa ocorrência", salientou Oliveira, citando chuvas anteriores ao frio – que deixarão solo úmido -, previsão de céu nublado para aquela madrugada e ventos fortes em altitude.

Segundo o Departamento de Economia Rural (Deral), órgão do governo paranaense, 30 por cento das lavouras de trigo estão em fase de floração e 10 por cento em frutificação, estágios mais avançados do desenvolvimento, nos quais as plantas estão mais vulneráveis ao frio. "O trigo está sujeito, em algumas regiões, a ter algum problema, dependendo do estágio. No oeste e no norte do estado tem possibilidade de ocorrer perdas, porque são áreas que plantam mais cedo", disse o chefe do Deral, Francisco Simioni.

DCI

DETI

O Departamento de Tecnologia da Informação (Deti) do Sistema FAEP/SENAR-PR, formado por profissionais da área, é responsável pela gestão tecnológica do portal da entidade, desde o design, primando pela experiência do usuário, até suas funcionalidades para navegabilidade.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio