Sistema FAEP/SENAR-PR

Perguntas Frequentes

Boletim Informativo FAEP/SENAR-PR

Mais informações sobre o Boletim informativo entrar em contato com a Assessoria de Comunicação Social (ACS) da Federação da Agricultura do Estado do Paraná – FAEP pelo telefone (41) 2169-7988. O boletim atual e as edições anteriores estão disponíveis aqui.

Material didático do SENAR-PR

O SENAR-PR não vende cartilhas ou material didático, mas você pode consultar nossa biblioteca para conferir os itens disponíveis.

Cursos

Conheça aqui os cursos gratuitos oferecidos pelo SENAR-PR (objetivo, conteúdo, carga horária, público-alvo, faixa etária, etc).

Quanto custam?

Todos os cursos são gratuitos. Porém só podem participar produtores rurais, trabalhadores rurais e seus familiares. (documentos necessários para comprovação podem ser solicitados no momento da inscrição do curso). A entidade é mantida por produtores rurais e empresas do setor pelo recolhimento de 0,2% ou 0,25% sobre o valor da comercialização dos produtos agropecuários.

O que faz o SENAR-PR?

O SENAR-PR oferece cursos para melhorar a produção agropecuária, a renda e a qualidade de vida da família rural paranaense.

Para quem são os cursos?

Para produtores rurais, trabalhadores rurais e suas famílias, além de profissionais envolvidos com o meio rural.

Datas dos cursos presenciais

Entre em contato com o sindicato rural ou regional do SENAR-PR mais próximo e informe-se sobre os cursos disponíveis em sua região!

Como solicitar treinamentos para minha comunidade ou faculdade?

Entre em contato com o sindicato rural ou regional do SENAR-PR mais próximo e faça suas solicitações. Sobre a programação dos treinamentos para dias não sequenciais: a maioria dos cursos do SENAR-PR pode ser realizada de forma modular. Este é um arranjo entre os participantes, os instrutores e os parceiros.

Cursos no período noturno

Alguns títulos do catálogo podem ser realizados em período noturno. Para isso é preciso que todos os envolvidos – instrutores, participantes e parceiros – estejam cientes e de acordo com a agenda e os horários da capacitação. Toda ação deve ser organizada por um sindicato rural ou um escritório regional do SENAR-PR e passa por análise e aprovação prévia da entidade.

Participantes de outros Estados

Produtores e trabalhadores rurais de fora do Paraná podem participar normalmente das capacitações presenciais do SENAR-PR. Apenas no caso de uma demanda estruturada de grupos maiores, é preciso formalizar o pedido.

Não tenho CPF. Posso participar dos cursos?

Pessoas que não possuem CPF podem participar dos cursos do SENAR-PR, mas não recebem o certificado. O cadastro dos participantes em uma capacitação é feito pelo CPF, atendendo uma exigência da Secretaria do Trabalho para todo o Sistema S.

Menor de 18 anos emancipado pode participar dos cursos?

Alguns títulos do catálogo do SENAR-PR são destinados a menores de idade. Basta consultar os pré-requisitos de cada título no site ou aplicativo do Sistema FAEP/SENAR-PR. Para os cursos que exigem que o aluno seja maior de idade, emancipados não podem participar.

Certificados dos cursos

Todos os cursos do SENAR-PR oferecem certificados aos aprovados. Para isso, o participante é avaliado quanto à frequência e à participação no curso. São emitidos em até 30 dias após a conclusão do curso e são disponibilizados aqui.

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio