Comissões de Trabalho

Caprinocultura e Ovinocultura


A caprinocultura e a ovinocultura vêm crescendo no Paraná atingindo mais de 600.000 cabeças de ovinos e 200.000 cabeças de caprinos em 2010. O estado mostra uma grande aptidão para ambas as atividades. O grande responsável por esse crescimento é a ovino e caprinocultura de corte, atividade que tem se destacado para atender também a crescente demanda dos mercados consumidores do estado e de outros estados. Os produtores com o objetivo de profissionalizar a atividade vêm se organizando através de pequenas cooperativas. Existem no estado sete cooperativas de produtores de ovinos e caprinos atuando na produção, abate, industrialização, distribuição e comercialização.

A Comissão reúne periodicamente produtores que representam diversas regiões do Paraná. A comissão subsidia a FAEP com informações sobre os problemas, dificuldades e fatores que afetam as condições de produtividade e comercialização, bem como questões sanitárias relevantes para o setor. A FAEP utiliza essas informações como diretrizes da defesa política, econômica e sanitária dos produtores rurais.

Entre as principais contribuições desta Comissão, destacam-se: ações para desenvolvimento da cadeia produtiva, divulgação e incentivo ao consumo de carne caprina e ovina.

Principais temas abordados nas reuniões da Comissão

  • Incentivo ao consumo
  • Opções de comercialização
  • Questões sanitárias
  • Organização da cadeia produtiva
  • Treinamento e capacitação de produtores, técnicos e trabalhadores.
  • Relação com as cooperativas e associações.

Membros

Nome da entidadeCargoMembro

imprensa@faep.com.br