Sistema FAEP/SENAR-PR

FAEP solicita continuidade do programa Tarifa Rural Noturna

Ofício enviado à governadora do Estado e ao presidente da Copel pede que o desconto na tarifa de energia dos produtores não seja encerrado em 2019

Atenta às necessidades dos produtores rurais do Paraná, a FAEP encaminhou nesta terça-feira (13) um ofício à governadora Cida Borghetti e ao presidente da Companhia Paranaense de Energia (Copel) Jonel Iurk, solicitando que seja revista a decisão de encerrar – a partir do ano que vem – o desconto de 60% concedido na tarifa para consumo rural no horário noturno (entre 21h30 e 06h00), conhecido como Programa Tarifa Rural Noturna (TRN).

A Copel Distribuição informou nesta semana que o desconto não seria mais concedido a partir de 1º de janeiro de 2019, esta medida traria dificuldades principalmente para os avicultores de corte do Estado, visto que a atividade tem na energia elétrica um importante insumo, que pode representar mais de 20% dos custos da atividade.

No documento, o presidente da FAEP, Ágide Meneguette, argumenta que o desconto beneficia 12 mil produtores paranaenses. “Além de incentivar a produção agropecuária, o programa torna o sistema elétrico mais eficiente como um todo, já que o consumo geral é menor no horário em que o desconto é aplicado”, afirma.

Vale lembrar que a avicultura é uma importante atividade econômica do Estado, que lidera o ranking brasileiro de produção e exportação de frango. Se somarmos à esta atividade a suinocultura e a bovinocultura de leite, a participação no valor bruto de produção do Estado chega a 31%.

Considerando a importância das cadeias produtivas que dependem do TRN para continuar atuantes, a FAEP solicitou a continuidade do desconto aos produtores rurais, “contribuindo assim para a sustentabilidade das cadeias e manutenção das famílias na atividade rural”, finaliza o documento.

Imprensa

Composto por jornalistas e diagramadores, o Departamento de Comunicação do Sistema FAEP/SENAR-PR desenvolve a divulgação das ações da entidade. Entre suas tarefas, uma é o relacionamento com a imprensa, incluindo a do setor agropecuário e também os veículos

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio