Sistema FAEP/SENAR-PR

FAEP solicita ao BB renegociação das dívidas dos produtores de uva

Atenta aos problemas que afetaram os produtores de uva no Estado, a Federação da Agricultura do Paraná (FAEP) encaminhou nesta terça-feira (08) um ofício ao vice-presidente de Agronegócio do Banco do Brasil (BB), Osmar Dias, solicitando melhores condições para que estes produtores possam se recuperar dos prejuízos decorrentes das fortes geadas ocorridas em julho e agosto desse ano.

Leia abaixo o ofício na íntegra:

A viticultura tem importância relevante para diversos municípios no Estado do Paraná sendo opção de cultivo e diversificação para pequenas propriedades. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) a produção está concentrada, principalmente, em propriedades de tamanho menores que cinco hectares, sendo o estado o quarto maior produtor nacional.

Em alguns municípios a viticultura tem importância significativa no Valor Bruto de Produção. Em Marialva, principal município produtor, a atividade respondeu por 38% do VBP em 2011, envolvendo 900 famílias com relevante importância no comércio e na geração de empregos locais segundo dados da Secretaria da Agricultura e Abastecimento (SEAB).

Na safra 2013/14 a produção de uva foi afetada por más condições climáticas com a ocorrência de geadas que irão comprometer significativamente a produção atual e futura. A SEAB estima que em Marialva, 50% da área terá uma redução na produtividade de 56% e pelo menos 25% da área não terá produção em 2014. Em outras palavras, 75% da área será prejudicada. Os produtores não terão renda suficiente para liquidar as operações de crédito rural e necessitarão de crédito para a próxima safra para manter a atividade.

Nesse sentindo solicitamos a renegociação das operações de crédito rural de custeio conforme a capacidade de pagamento dos produtores. No mesmo sentido, que as parcelas de investimentos vincendas em 2014 e 2015 sejam prorrogadas para um ano após o final do contrato, sem prejuízo ao acesso de novos créditos. Além disso, solicitamos que os produtores afetados pela geada tenham acesso a linhas de investimento para renovar as parreiras.

Certos de poder contar com vosso apoio.

Atenciosamente,

Ágide Meneguette
Presidente

DETI

O Departamento de Tecnologia da Informação (Deti) do Sistema FAEP/SENAR-PR, formado por profissionais da área, é responsável pela gestão tecnológica do portal da entidade, desde o design, primando pela experiência do usuário, até suas funcionalidades para navegabilidade.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio