Logotipo Sistema FAEP

Data da Publicação: 14/04/2014 - 14h47
Postado em Fruticultura

14/04/2014 14h47 - Postado em Fruticultura

FAEP pede revogação da IN 3

Atendendo a uma reivindicação dos produtores de banana do Paraná, a Faep solicitou a revogação da Instrução Normativa que estabelece os requisitos fitossanitários para a importação de banana do Equador.

Atendendo a uma reivindicação dos produtores de banana do Paraná, a Faep solicitou ao Ministério da Agricultura, da Pecuária e do Abastecimento (Mapa) a revogação da Instrução Normativa Nº 3 de 20 de março de 2014 que estabelece os requisitos fitossanitários para a importação de banana do Equador.

“A possibilidade de importação da banana equatoriana tem potencial para trazer prejuízos financeiros à cadeia de bananicultura nacional, atingindo cerca de dois milhões de pessoas ligadas à atividade”, explica o presidente da Faep Ágide Meneguette.Mercado Municipal (59)

É importante salientar que os problemas fitossanitários existentes naquele país demandam a utilização de cinco vezes mais agrotóxicos quando comparado ao sistema brasileiro de  produção, com o agravante  de muitos produtos utilizados não possuírem registro no Brasil. Entendemos ser inadmissível permitir a entrada de banana tratada com produtos não registrados no Brasil.

“Do ponto de vista da produção e abastecimento interno não há justificativa para tal importação, já que o Brasil é o segundo produtor mundial de banana e a fruta é distribuída de norte a sul do país durante o ano todo, atendendo  a demanda total do mercado nacional”, afirma Ágide.

A bananicultura representa para o Brasil uma atividade com aproximadamente 500 mil hectares, 7 milhões de toneladas por ano, 90% produzidas  em pequenas propriedades.

O Paraná é o oitavo produtor nacional com 11,5 mil hectares e 277 mil toneladas, apresentando uma estabilidade de área e produção nos últimos cinco anos. A bananicultura é explorada em 2,7 mil propriedades rurais com área média de 3,8 hectares, configurando uma atividade exclusiva de pequenas propriedades.

 

Título da Postagem: FAEP pede revogação da IN 3

imprensa@faep.com.br