Sistema FAEP/SENAR-PR

FAEP pede prorrogação do Convênio ICMS

Benefício fiscal reduz custos e preserva competitividade de produtores rurais paranaenses

O prazo de vigência do Convênio ICMS 100/97, que reduz a base de cálculo do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços nas saídas interestaduais de insumos agropecuários, termina no dia 31 de outubro. Em vigência há 20 anos, a renúncia fiscal vem sendo prorrogada ano após ano e se tornou um importante fator de redução de custos e preservação da competitividade para os produtos paranaenses.

A FAEP encaminhou, no dia 24 de agosto, ofício aos deputados estaduais paranaenses pedindo apoio para a manutenção do convênio. A entidade entende que a arrecadação estadual já absorveu tal redução ao longo dos anos passados, e, por isso, a prorrogação continuada não representaria perda de arrecadação, mantendo os níveis tributários referentes à questão. O documento foi enviado, também, para o Instituto Pensar Agro (IPA).

“A não continuidade do benefício fiscal concedido pelo convênio trará sérios impactos no aumento dos custos agropecuários em um momento de preços reduzidos e culturas que já apresentam prejuízos como o milho, trigo e a pecuária de corte, o que afetará a liquidez do produtor rural”, afirma Ágide Meneguette, presidente do Sistema FAEP/SENAR-PR.

A solicitação já havia sido encaminhada anteriormente às secretarias estaduais da Fazenda e da Agricultura. Para ser estendido, o governo estadual precisa celebrar a prorrogação do Convênio ICMS 100/97 no Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz).

Carlos Filho

Jornalista do Sistema FAEP/SENAR-PR. Desde 2010 trabalha na cobertura do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial). Atualmente integra a equipe de Comunicação do Sistema FAEP/SENAR-PR na produção da revista Boletim Informativo, programas de rádio, vídeos, atualização das redes sociais e demais demandas do setor.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio