Sistema FAEP/SENAR-PR

FAEP pede liberação de recurso do PSR para as culturas de inverno

Até o momento, não há previsão de verba orçamentária para o Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural

Na semana passada, a FAEP solicitou ao Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão que priorize a publicação do Decreto de Programação Orçamentária, visando liberar os recursos para o Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR) para as culturas de inverno. Até o momento não há programação de verbas orçamentárias para as culturas de inverno no PSR, administrado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Como os produtores paranaenses estão em fase de plantio do milho safrinha e do feijão 2ª safra, o atraso em relação ao calendário agrícola prejudica a contratação do mecanismo de garantia nas operações de crédito rural.

Ainda, outro problema está relacionado ao Programa Estadual de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural do Paraná. Pelo fato deste estar atrelado ao federal, a falta de operação no âmbito nacional impede o início do paranaense, programado para o começo de fevereiro.

Carlos Filho

Jornalista do Sistema FAEP/SENAR-PR. Desde 2010 trabalha na cobertura do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial). Atualmente integra a equipe de Comunicação do Sistema FAEP/SENAR-PR na produção da revista Boletim Informativo, programas de rádio, vídeos, atualização das redes sociais e demais demandas do setor.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio