Sistema FAEP/SENAR-PR

FAEP pede liberação de campos emergenciais de sementes de soja

Ofício encaminhado ao ministério da Agricultura alerta para o risco da falta de sementes para a próxima safra em função da estiagem enfrentada no ano passado

349O presidente da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP), Ágide Meneguette, encaminhou nesta quarta-feira (26) um ofício ao ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e ao Departamento de Fiscalização de Insumos Agrícolas (DFIA/SDA), solicitando a liberação urgente de inscrição de campos emergenciais de sementes de soja, para suprir a necessidade de sementes para a próxima safra.

O pedido vai ao encontro de uma solicitação Associação Paranaense dos Produtores de Sementes e Mudas (APASEM), que alerta que, de um total previsto de 5 milhões de sacas de 50 kg, a produção deverá atingir apenas 3 milhões, em função da estiagem que atingiu o Estado no ano passado.

O dirigente reforça a importância da medida para garantir a disponibilidade de sementes para a próxima safra e afirma que a liberação dos campos emergenciais respeitarão todos os procedimentos técnicos necessários, sendo fiscalizada pelos órgãos competentes do Estado.

Leia abaixo o ofício na íntegra:

Excelentíssimo Senhor

A produção de sementes de soja no Paraná será significativamente reduzida nessa safra 2013/2014 em função da estiagem.

Levantamentos da Associação Paranaense dos Produtores de Sementes e Mudas – APASEM mostram que de um total previsto de 5 milhões de sacas de 50 kg, a produção deverá atingir apenas 3 milhões.

Para evitar sérios problemas de disponibilidade de sementes para o plantio da próxima safra, a FAEP vem apoiar e reforçar a solicitação da APASEM para liberação urgente de inscrição de campos emergenciais de sementes de soja respeitadas as condições técnicas definidas por aquela Associação.

Todos os procedimentos técnicos para assegurar a qualidade das sementes dos campos emergenciais serão garantidos pelos órgãos competentes do estado.

Contando com a compreensão desse Ministério, reiteramos nossos protestos de consideração.

Atenciosamente

Ágide Meneguette

Presidente

André Amorim

Jornalista desde 2002 com passagem por blog, jornal impresso, revistas, e assessoria política e institucional. Desde 2013 acompanhando de perto o agronegócio paranaense, mais recentemente como host habitual do podcast Boletim no Rádio.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio