Sistema FAEP/SENAR-PR

FAEP pede inclusão de Arapoti no zoneamento agrícola da ameixa

A FAEP solicitou em caráter de urgência a inclusão do município de Arapoti no zoneamento agrícola para a cultura da ameixa no estado do Paraná. A Portaria 44/2011 do Ministério da Agricultura, publicada no Diário Oficial da União de 16/02/2011, estabeleceu o zoneamento agrícola para a cultura da ameixa no Paraná. No entanto, Arapoti não foi indicado entre os municípios aptos ao cultivo da fruta, embora os municípios vizinhos de Jaguariaíva, Piraí do Sul e Sengés sejam contemplados.

Vale ressaltar que Arapoti historicamente produz ameixa e atualmente conta com uma área de 100 hectares e produção de 1.125 toneladas, conforme dados da SEAB/PR. A produção da fruta na região é de suma importância como alternativa de renda para os pequenos produtores, os quais estão apreensivos, pois encaram dificuldades para acessar o financiamento e a cobertura do Proagro.

Como alternativa, os produtores têm obtido financiamento com taxa de juros de mercado, incompatível com a atividade, pois onera os custos de produção. Além disso, ficam descobertos do Proagro contra possíveis intempéries climáticas.

DETI

O Departamento de Tecnologia da Informação (Deti) do Sistema FAEP/SENAR-PR, formado por profissionais da área, é responsável pela gestão tecnológica do portal da entidade, desde o design, primando pela experiência do usuário, até suas funcionalidades para navegabilidade.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio