Sistema FAEP/SENAR-PR

FAEP pede atenção a projeto de lei da integração

O Projeto de Lei nº 6459 foi criado para nortear as relações entre produtores e integradoras

O presidente do Sistema FAEP/SENAR-PR, Ágide Meneguette, encaminhou na última quinta-feira (17/03) um ofício aos deputados federais da bancada paranaense e aos parlamentares da Frente Parlamentar da Agricultura (FPA) pedindo atenção ao Projeto de Lei nº 6459, que trata das relações econômicas entre produtores integrados e empresas integradoras.

Esse sistema abrange importantes cadeias produtivas no país, como a avicultura, a suinocultura, a citricultura e a fumicultura. Para ter ideia da importância de alguns desses segmentos, apenas no último trimestre de 2015, foram abatidos mais de 5,7 bilhões de frangos no Brasil, sendo mais de 2 bilhões somente no Paraná, maior produtor de aves do país.

Essas atividades, no entanto, vivem numa espécie de vácuo legal, uma vez que não há em vigência uma legislação que contemple as relações de integração. Nesse sentido o PL nº 6459 vem dar clareza a estas relações, estabelecendo os direitos e deveres tanto dos integrados quanto das integradoras, prevendo a padronização dos contratos que regem o sistema de integração.

A proposta também cria uma metodologia única para referenciar o valor pago aos produtores integrados. Segundo o documento “As cadeias produtivas necessitam de sustentabilidade econômica, para manter os produtores ativos e promover o crescimento da atividade”.

Essa proposta vem sendo construída a muitas mãos. As discussões em torno das emendas do PL aprimoraram a redação e envolveram representantes de todos os setores que compõe o sistema de integração. No segundo semestre de 2015 houve o consenso em torno das emendas propostas e hoje o projeto encontra-se pronto para votação na Câmara dos Deputados.

Dessa forma, o dirigente da FAEP pede aos parlamentares que a proposta seja apreciada, pois “tanto os produtores integrados quanto as integradoras necessitam de base jurídica para manter o sistema de integração”.

DETI

O Departamento de Tecnologia da Informação (Deti) do Sistema FAEP/SENAR-PR, formado por profissionais da área, é responsável pela gestão tecnológica do portal da entidade, desde o design, primando pela experiência do usuário, até suas funcionalidades para navegabilidade.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio