Sistema FAEP/SENAR-PR

FAEP oferta curso sobre emissão de DAP a funcionários de sindicatos rurais

Inscrições no treinamento a respeito da Declaração de Aptidão ao PRONAF (DAP) vão até 31 de janeiro. Turmas serão em Ibiporã, Maringá, Pato Branco, Assis Chateaubriand e Curitiba

A FAEP vai promover nos dias 13 a 25 de fevereiro uma rodada de treinamentos para funcionários de sindicatos rurais de todo o Paraná sobre a emissão da Declaração de Aptidão ao PRONAF (DAP). Os cursos terão duração de um dia em cada cidade e vão ocorrer em Ibiporã, Maringá, Pato Branco, Assis Chateaubriand e Curitiba. O treinamento é destinado exclusivamente para colaboradores dos sindicatos (saiba mais abaixo).

A DAP é emitida pela Secretaria Especial da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário. Trata-se de um instrumento fundamental para os agricultores familiares. Com o documento é possível ter acesso a dezenas de políticas públicas, dentre elas o crédito rural do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf); a Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural; e os programas de compras públicas, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).

O economista do Sistema FAEP/SENAR-PR Jefrey Albers é quem vai ministrar o treinamento. Ele avalia que o curso é fundamental para preparar os funcionários dos Sindicatos Rurais a emitir o documento de forma correta. “Na hora de fazer a certidão é necessário observar uma série de critérios tanto de documentação como também operacionais relacionados ao sistema”, comenta.

Para os produtores interessados em obter o documento, Albers revela quais são os requisitos necessários. “Alguns dos critérios básicos são a propriedade a ser explorada ter até quatro módulos fiscais e a renda anual familiar de até R$ 415 mil, sendo que desta no mínimo 50% precisa necessariamente vir da atividade agrícola”, explica.

A emissão de DAP é um serviço totalmente gratuito para o produtor. Os agricultores e pecuaristas que necessitam emitir o documento podem procurar o sindicato rural mais próximo. Também há outras instituições credenciadas para fazer o serviço, como por exemplo o Instituto Emater e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

Serviço

Treinamento sobre a Declaração de aptidão ao Pronaf (DAP)

Datas:
13/02 – CTA de Ibiporã
14/02 – Maringá
19/02 – Pato Branco
21/02 – CTA de Assis Chateaubriand
25/02 – Curitiba

Serão disponibilizadas 20 vagas para cada turma.
Confirmação de presença: até dia 31 de janeiro pelo e-mail: sindical@faep.com.br
Mais informações: (41) 2169-7958 ou (41) 2169-7963, com João Lázaro ou Kelli Cristine, do Departamento Sindical.

Antonio Senkovski

Repórter e produtor de conteúdo multimídia. Desde 2016, atua como setorista do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial) em veículos de comunicação. Atualmente, faz parte a equipe de Comunicação Social do Sistema FAEP/SENAR-PR. Entre as principais funções desempenhadas estão a elaboração de reportagens para a revista Boletim Informativo; a apresentação de programas de rádio, podcasts, vídeos e lives; a criação de campanhas institucionais multimídia; e assessoria de imprensa.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio