Sistema FAEP/SENAR-PR

FAEP cobra posição sobre políticas federais para o trigo

Ofício assinado pelo presidente da federação foi encaminhado a quatro ministérios

TrigoCom a proximidade do início do plantio do trigo no Paraná, a Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP) cobrou do governo federal uma posição concreta sobre as políticas agrícolas para as culturas de inverno. Em 2013, o Brasil realizou uma importação recorde do cereal, da ordem de 7,5 toneladas. Para este ano é esperado um aumento na área plantada do Estado. Porém, para que haja segurança no plantio, é preciso que o governo anuncie claramente quais serão suas políticas de apoio a esta cultura. Este anúncio era esperado para fevereiro, porém, até o momento não houve nenhuma ação nessa direção.

Em face deste descomprometimento, a FAEP encaminhou nesta quarta-feira (12) um ofício assinado pelo presidente da entidade, Ágide Meneguette, ao Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA), ao Ministério de Desenvolvimento Agrário, à Casa Civil, ao Ministério da Fazenda e ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, requisitando a publicação das políticas para as culturas de inverno, tendo em vista que os produtores precisam conhecer estas políticas para iniciar o plantio da safra.

A urgência na definição de uma posição do governo federal é grave, pois, de acordo com o zoneamento do MAPA, o início do plantio no Paraná teve início no dia 11 de março.

André Amorim

Jornalista desde 2002 com passagem por blog, jornal impresso, revistas, e assessoria política e institucional. Desde 2013 acompanhando de perto o agronegócio paranaense, mais recentemente como host habitual do podcast Boletim no Rádio.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio