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Exportações: frango volta a andar na frente do automóvel

Receita cambial da carne de frango somou US$ 4,9 bilhões, superando em pouco mais de meio por cento os US$ 4,8 bilhões alcançados pelos automóveis

A carne de frango recuperou, na pauta cambial, a posição que lhe pertenceu em 2016 até o início de 2017 e que, nos últimos meses, vinha sendo ocupada pelos automóveis de passeio.

No acumulado janeiro-setembro, a receita cambial da carne de frango somou US$4,911 bilhões, superando em pouco mais de meio por cento os US$4,881 bilhões alcançados pelos automóveis. Inverteu-se, assim, a posição dos dois produtos, a carne de frango reassumindo, pela receita cambial, o posto de quinto principal produto exportado pelo Brasil nos nove primeiros meses de 2017.

Apesar dessa inversão e do aumento de 7,53% na receita cambial do período, a carne de frango perdeu participação na pauta cambial e, agora, alcança índice de participação quase 9% menor que o do mesmo período de 2016.

Isso, entretanto, não decorre de perda de espaço e, sim, do aumento significativo de outros produtos integrantes do rol, casos do minério de ferro, do petróleo em bruto e, também dos automóveis.

Chama a atenção, na relação dos 10 principais produtos exportados, o fato de responderem por pouco mais da metade das exportações brasileiras e registrarem aumento de participação de quase 11%, enquanto todos os demais produtos exportados tiveram sua participação na pauta reduzida em cerca de 9%.

Apenas dois deles (açúcar em bruto e automóveis de passeio) não integram a pauta dos produtos básicos, o que ressalta a importância das commodities para a receita cambial brasileira.

Fonte: Avisite.

Antonio Senkovski

Repórter e produtor de conteúdo multimídia. Desde 2016, atua como setorista do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial) em veículos de comunicação. Atualmente, faz parte a equipe de Comunicação Social do Sistema FAEP. Entre as principais funções desempenhadas estão a elaboração de reportagens para a revista Boletim Informativo; a apresentação de programas de rádio, podcasts, vídeos e lives; a criação de campanhas institucionais multimídia; e assessoria de imprensa.

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