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Exportações de suco de laranja caem 33,4% em novembro ante novembro de 2017

Volume exportado no mês passado atingiu 113,3 mil toneladas; receita, de US$ 87,9 milhões, também caiu na comparação com o ano passado

O volume total de suco de laranja exportado no mês passado atingiu 113,3 mil toneladas, queda de 33,4% em relação às 170,2 mil toneladas embarcadas em novembro de 2017, e de 46,25% ante outubro de 2018, quando o país vendeu 210,8 mil toneladas ao exterior. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (3/11), pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) e consideram 20 dias úteis.

A receita obtida com as exportações de novembro atingiu US$ 87,9 milhões, redução de 48,35% ante os US$ 170,2 milhões registrados em igual período de 2017. O resultado representa queda de 51,4% se comparado ao montante de US$ 180,9 milhões faturado em outubro.

Com o desempenho de novembro, as vendas acumuladas de suco nos primeiros onze meses de 2018 alcançaram 2,037 milhão toneladas, 5,8% a mais que o total de 1,925 milhão de toneladas embarcadas em igual intervalo de 2017. A receita acumulada entre janeiro e novembro cresceu 7,3% na mesma comparação, passando de US$ 1,700 bilhão para US$ 1,824 bilhão.

Em novembro, as vendas de suco de laranja concentrado e congelado (FCOJ) movimentaram US$ 52,6 milhões, alta de 20,9% na comparação com os US$ 43,8 milhões de outubro e queda de 51% ante os US$ 107,3 milhões faturados em novembro de 2017. O volume exportado de FCOJ ficou em 27,3 mil toneladas no mês passado, alta de 18,7% em relação ao total de 23 mil toneladas de outubro e queda de 54,9% na variação anual, ante 60,5 mil toneladas embarcadas em novembro de 2017.

Fonte: Revista Globo Rural.

Antonio Senkovski

Repórter e produtor de conteúdo multimídia. Desde 2016, atua como setorista do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial) em veículos de comunicação. Atualmente, faz parte a equipe de Comunicação Social do Sistema FAEP. Entre as principais funções desempenhadas estão a elaboração de reportagens para a revista Boletim Informativo; a apresentação de programas de rádio, podcasts, vídeos e lives; a criação de campanhas institucionais multimídia; e assessoria de imprensa.

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