Sistema FAEP

Exportação do complexo soja registra alta no Porto de Paranaguá

As exportações de soja em grãos, farelo de soja e óleo de soja somaram 10 milhões de toneladas até o mês de agosto, no Porto de Paranaguá. O volume é levemente superior ao registrado no mesmo período do ano passado – quando foram exportadas 9,5 milhões de toneladas do complexo soja – e demonstra a recuperação das exportações da commodity, que vinha apresentando queda desde o início do ano.

A super safra do milho, que acabou se sobrepondo à soja, atrasou os embarques. No entanto, a expectativa é que a partir de agora as exportações da soja ganhem mais força. "Como os produtos não se misturam, tivemos que dar vazão ao milho que recebemos em grande quantidade para depois abrir lugar para a soja. Sem contar as chuvas, que desde o início do ano já somaram mais de 90 dias de paralisações. Agora, com o tempo mais seco, nossa intenção é conseguir escoar os produtos com grande agilidade porque uma nova safra de milho já está sendo colhida e precisa ser escoada", explica o superintendente dos portos de Paranaguá e Antonina, Luiz Henrique Dividino.

Considerando todas as mercadorias, até o mês de agosto os portos paranaenses movimentaram 30,8 milhões de toneladas de produtos. O volume é 4% superior ao registrado no ano passado. Entre os destaques está a exportação de milho, que atingiu 2,7 milhões de toneladas até agosto, com alta de 30% em relação a 2012. A soja somou até agora 6,2 milhões de toneladas exportadas (com alta de 2% em relação ao mesmo período do ano passado) e o farelo de soja somou 3,5 milhões de toneladas, com alta também de 2%.

Entre os produtos importados, o fertilizante é o destaque, tendo somado 6,4 milhões de toneladas movimentadas até agosto, com alta de 12% em relação a 2012. No total das importações, foram quase 11,2 milhões de toneladas este ano. O volume é 11% maior que o registrado no ano passado.

De janeiro a agosto, passaram pelo Pátio de Triagem do Porto de Paranaguá quase 265 mil caminhões, sem registro de filas. No ano passado, no mesmo período, foram 254 mil veículos.

Centro de Inteligência da Soja

DETI

O Departamento de Tecnologia da Informação (Deti) do Sistema FAEP/SENAR-PR, formado por profissionais da área, é responsável pela gestão tecnológica do portal da entidade, desde o design, primando pela experiência do usuário, até suas funcionalidades para navegabilidade.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio