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Exportação do agronegócio do Brasil cresce 5,7% em outubro, diz ministério

Vendas externas do complexo soja (grão, farelo e óleo) cresceram 78,8% em relação a outubro de 2017, somando 2,62 bilhões de dólares

As exportações do agronegócio brasileiro alcançaram 8,48 bilhões de dólares em outubro, alta de 5,7% em relação ao mesmo mês de 2017, impulsionadas pelos embarques de soja, celulose e carne bovina, informou o Ministério da Agricultura nesta sexta-feira.

As vendas externas do complexo soja (grão, farelo e óleo) cresceram 78,8% em relação a outubro de 2017, somando 2,62 bilhões de dólares, com os embarques do grãos seguindo fortes pela demanda da China.

“A maior parcela desse valor foi gerada pelas exportações de soja em grãos, que alcançaram volume recorde para todos os meses de outubro com 5,35 milhões de toneladas (+115,1%), o que resultou em uma cifra também recorde para o mês de outubro de 2,11 bilhões de dólares (+124,2%)”, disse o ministério.

As vendas de carnes totalizaram 1,35 bilhão de dólares no período, uma redução de 5% ante o mesmo mês do ano anterior. Houve aumento de 3,5% no volume comercializado, com 608 mil toneladas.

O principal item negociado no mês foi a carne bovina, com 619 milhões de dólares (+3,3%).

Em relação à quantidade, verificou-se novo recorde de comercialização da carne bovina in natura para os meses de outubro, com 136 mil toneladas negociadas, segundo o ministério.

Em terceiro lugar no ranking dos setores do agronegócio que mais exportaram em valor, os produtos florestais registraram a soma de 1,12 bilhão de dólares, com crescimento de 10,2% ante mesmo mês do ano anterior. O principal produto negociado foi a celulose.

Fonte: Reuters.

Antonio Senkovski

Repórter e produtor de conteúdo multimídia. Desde 2016, atua como setorista do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial) em veículos de comunicação. Atualmente, faz parte a equipe de Comunicação Social do Sistema FAEP. Entre as principais funções desempenhadas estão a elaboração de reportagens para a revista Boletim Informativo; a apresentação de programas de rádio, podcasts, vídeos e lives; a criação de campanhas institucionais multimídia; e assessoria de imprensa.

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