Sistema FAEP/SENAR-PR

Ex-aluna do AAJ se forma na universidade junto com instrutor do programa

Joice Zambom, que participou, em 2014, de uma turma do AAJ em Ivaté, no Noroeste do Estado, se formou em Engenharia Mecânica junto com seu instrutor

Que os cursos e programas do SENAR-PR têm o poder de transformar vidas, não há dúvidas. No caso do Aprendizado de Adultos e Jovens (AAJ), a grande mudança ocorre na hora de construir a ponte entre a juventude e o mercado de trabalho, preparando os aprendizes do presente para se tornarem os profissionais do futuro.

Nesse caminho, às vezes, são reveladas algumas vocações que estavam adormecidas e que acabam florescendo com força e vigor. Foi o caso da jovem Joice Zambom, que participou, em 2014, de uma turma do AAJ em uma usina sucroalcooleira do grupo Santa Terezinha em Ivaté, município da região Noroeste do Estado.

Apesar de ter alguma curiosidade quanto à área de mecânica, inicialmente seu desejo era cursar uma faculdade de direito. Porém, ao longo do AAJ, Joice foi descobrindo uma disposição que nem ela desconfiava para as ferramentas, máquinas e motores. “Foi no curso que eu decidi, pois no dia-a-dia, colocando a mão na massa, obtendo o conhecimento, deu para ter uma visão do que eu queria para o futuro. Foi dali que surgiu a vontade de fazer engenharia”, conta.

O sonho se tornou realidade, mas com um detalhe. Ela ingressou no curso de Engenharia Mecânica na Universidade Paranaense (Unipar), em Umuarama, junto com seu instrutor no AAJ. Antes professor e aluna se tornaram colegas de classe na graduação.

Segundo o instrutor do AAJ Darlan Cavalaro, responsável pela turma de Joice na usina, a jovem aprendiz teve um ótimo desempenho ao longo do curso, o que acabou se refletindo na vida acadêmica. “Entramos em cerca de 90 alunos na engenharia mecânica, e tinha mais alunos do AAJ nessa turma, mas eles foram desistindo e ficou só a Joice”, lembra.

Leia a matéria completa no Boletim Informativo.

Antonio Senkovski

Repórter e produtor de conteúdo multimídia. Desde 2016, atua como setorista do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial) em veículos de comunicação. Atualmente, faz parte a equipe de Comunicação Social do Sistema FAEP/SENAR-PR. Entre as principais funções desempenhadas estão a elaboração de reportagens para a revista Boletim Informativo; a apresentação de programas de rádio, podcasts, vídeos e lives; a criação de campanhas institucionais multimídia; e assessoria de imprensa.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio