Sistema FAEP/SENAR-PR

Evento promove debate sobre conservação e manejo do solo e da água

XX Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água acontece no período de 20 a 24 de novembro, em Foz do Iguaçu

Principal fórum  para discussões técnico-científicas e delineamento de alternativas para a conservação do solo e da água no Brasil, a  XX Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água (RBMCSA) será realizada entre os dias 20 e 24 de novembro de 2016, em Foz do Iguaçu (PR).

Com o tema “O solo sob ameaça: conexões necessárias ao manejo e conservação do solo e água”, o evento é realizado pelo Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR) e Núcleo Estadual Paraná da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (NEPAR-SBCS), e promovido pela Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (SBCS).

O objetivo é suscitar discussões acerca dos grandes problemas da conservação do solo e promover sistemas sustentáveis de uso dos recursos solo e água para todos os biomas brasileiros, além de contribuir com soluções sobre o aumento de produção aliado à conservação das terras agrícolas.

A programação do evento mescla a apresentação de novos conhecimentos científicos com temas de cunho educacional, de difusão de tecnologia e até mesmo aspectos legais que envolvem a conservação do solo. São convidados a contribuir, professores e pesquisadores da mais alta qualificação e experiência, além de empresas e representantes da administração pública que tem ação interfacial com o tema. Serão quatro dias de intensos debates, onde serão realizadas quatro palestras em sessão plenária única e quatorze painéis de discussão técnica com duas ou três contribuições técnicas em cada, o que irá proporcionar aos congressistas a discussão e a apropriação de extenso conteúdo técnico.

Além das palestras e painéis, serão apresentados trabalhos científicos na forma oral ou de pôsteres, com resultados de pesquisa atuais e inovadores de todas as subcomissões científicas ligadas ao manejo e conservação do solo. Esta prevista também a realização de minicursos e excursões técnicas a campo.

A cidade das Cataratas foi escolhida para sediar o evento por três motivos: a profunda ligação da região com o tema por situar-se na convergência de duas das maiores bacias hidrográficas do Brasil, a do Rio Paraná e a do Rio Iguaçu, que são precursoras da formação da Bacia do Prata, uma das mais importantes da América do Sul; por ser uma região de solos dos mais férteis do Brasil, que abrigam uma agricultura extremamente moderna e produtiva, além das belezas e encantos naturais das suas cachoeiras e parques em conjunto com boa malha aérea, capaz de receber participantes de todo o País.

Espera-se um público de 600 participantes entre professores, pesquisadores e extensionistas, profissionais da iniciativa privada, estudantes de graduação, pós-graduação e agricultores, e a apresentação de 300 trabalhos científicos.

Site  e página –  O site da XX Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água,www.rbmcsa2016.com.br e o Facebook (www.facebook.com/xxrbmcsa) já estão no ar com notícias, depoimentos, informações da cidade que sediará o evento, material de divulgação e todas as informações sobre a programação, inscrição e submissão de trabalhos.

DETI

O Departamento de Tecnologia da Informação (Deti) do Sistema FAEP/SENAR-PR, formado por profissionais da área, é responsável pela gestão tecnológica do portal da entidade, desde o design, primando pela experiência do usuário, até suas funcionalidades para navegabilidade.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio