Sistema FAEP/SENAR-PR

ENTREVISTA: A água na vida de Jorge Samek

Diretor-geral brasileiro de Itaipu por 14 anos, o engenheiro agrônomo levou experiência da agricultura para a gestão de uma das maiores hidrelétricas do mundo

Após 14 anos à frente da Itaipu Binacional, Jorge Samek volta às suas origens de homem do campo e servidor da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar). Engenheiro agrônomo por formação, Samek levou sua experiência na agricultura para comandar, como diretor-geral, uma das maiores usinas hidrelétricas do mundo.

Conhecedor das demandas do agronegócio e dos produtores, Samek fortaleceu parcerias com entidades rurais, como o Sistema FAEP/SENAR-PR. Sob seu comando, Itaipu investiu no desenvolvimento de tecnologias, como a do biogás, e apoiou programas, como o Plante Seu Futuro, Prosolo, entre outros. Nesta nova fase da vida, Samek afirma ter se aposentado das disputas eleitorais e que pretende se dedicar ao trabalho nas propriedades da família. Sonha ainda em levar a experiência na criação do sistema integrado de energia do Brasil para o Mercosul e toda a América do Sul, usando todo o potencial da região para colocar fim dos riscos de falta de energia.

Clique para ler a entrevista com Jorge Samek no Boletim Informativo da FAEP

André Amorim

Jornalista desde 2002 com passagem por blog, jornal impresso, revistas, e assessoria política e institucional. Desde 2013 acompanhando de perto o agronegócio paranaense, mais recentemente como host habitual do podcast Boletim no Rádio.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio