Sistema FAEP

Entrada de máquinas “sujas” traz riscos para agricultura do Paraná | BI no Rádio #132

Fiscalização da Adapar contou com treinamento do SENAR-PR, que orientou os fiscais da agência para a realização de inspeção nos equipamentos

A Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) tem realizado um trabalho nas fronteiras do Paraná para impedir a entrada de máquinas agrícolas “sujas”. A preocupação é que esses equipamentos transportem vírus, fungos, bactérias e sementes de plantas daninhas como o Amaranthus palmeri, que possui resistência a herbicidas. Esse trabalho é balizado pela Portaria 129/24, da Adapar, que estabelece procedimentos para a entrada de máquinas, implementos agrícolas e seus veículos de transporte no Paraná. Segundo a normativa, a entrada só é permitida se os componentes estiverem livres de solo e resíduos vegetais, tanto interna quanto externamente.

O Sistema FAEP/SENAR-PR é parceiro desta iniciativa por meio de um treinamento voltado aos fiscais da Adapar para inspeção do maquinário.

Nesse episódio, os entrevistados são o chefe do departamento de sanidade vegetal da Adapar, Renato Rezende Young Blood, e Jocelito Cruz, técnico do Departamento Técnico (Detec) do Sistema FAEP/SENAR-PR.

André Amorim

Jornalista desde 2002 com passagem por blog, jornal impresso, revistas, e assessoria política e institucional. Desde 2013 acompanhando de perto o agronegócio paranaense, mais recentemente como host habitual do podcast Boletim no Rádio.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio